Secretaria de Agricultura realiza o CAR e o CCIR gratuitamente aos produtores rurais

A Secretaria de Agricultura de Saudades está fazendo, gratuitamente, a todos os produtores do município, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e também o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR).

De acordo com o técnico em agropecuária, Jones Mohr, o CAR é uma exigência a nível federal para mapear todas as áreas verdes do país. “Todas as propriedades no Brasil são obrigadas a fazer o Cadastro. Hoje, para fazer transferência de terra ou algo deste tipo, já é necessário o CAR”, destaca.

Jones explica que o cadastramento no CAR é feito sem custos, mediante agendamento prévio na Secretaria. O processo é feito online, levando cerca de 40 minutos. São necessários os seguintes documentos: matrícula ou escritura da terra atualizada; CCIR e os documentos pessoais (CPF e RG dos proprietários da terra).

Na oportunidade, além do CAR, o agricultor pode regularizar seu CCIR. “Com o novo sistema, cada área de terra precisa ter o seu cadastro atualizado. Na Secretaria, são feitas as atualizações do CCIR, também de forma gratuita”, explica Rosa Blume Kirch, responsável pelo INCRA no município. Os documentos para a renovação do CCIR são os mesmos do CAR, acrescido da certidão de casamento ou união estável.

Serviços serão disponibilizados no Distrito de Juvêncio

Jones explica que, a partir do dia 26 de maio, o serviço de cadastramento no CAR será realizado também no Distrito de Juvêncio. O técnico estará se deslocando à localidade, e atenderá em espaço reservado na Unidade de Saúde. “Vamos fazer um teste, se tiver condições de fazermos o Cadastro lá, estaremos viabilizando os trabalhos do CAR e do CCIR para os moradores da região norte, atendendo diretamente no Distrito de Juvêncio”, afirma.

De acordo com ele, esta iniciativa vem para facilitar a efetivação do serviço, já que os agricultores não precisariam deslocar-se até a sede do município. “É mais uma vez, uma forma de ajudarmos nossos agricultores”, completa Jones.

O prazo final para fazer o CAR, que ia até 05 de maio deste ano, foi prorrogado por mais um ano. O documento é obrigatório, conforme determina o novo Código Florestal. A Secretaria da Agricultura de Saudades destinará dois dias por semana para fazer o documento aos agricultores do município.