COMSEA realiza reunião e empossa membros

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) de Saudades, esteve realizando, na manhã da quarta-feira (27), a primeira reunião do órgão. Na oportunidade, o prefeito Daniel Kothe empossou os novos conselheiros, que terão mandato de dois anos.

Foram escolhidos, dentre os conselheiros presentes do COMSEA, como presidente, Altair Gralow e como secretária a assistente social Sueli Kunz. Ainda, a assistente Sueli e a nutricionista Emanueli Jung, explanaram sobre o que é o COMSEA, qual a função do conselho na sociedade, além das competências dos conselheiros. “Também foram elencadas algumas propostas de ação para este ano”, explica Sueli.

A nutricionista Emanueli explanou sobre a realização da V Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional, que acontecerá em Maravilha, no dia 19 de junho. Assim, foram escolhidos como delegados municipais para a conferência regional: Altair Gralow, Solange Vargas, Inês Schuh Marschall e Neri Schabarum (representantes da sociedade civil); Emanueli Jung, Sueli Kunz e Mauro Sehnem (representantes governamentais).

De acordo com o prefeito Daniel Kothe, o conselho tem uma função muito importante, que é acompanhar as políticas públicas no que diz respeito à alimentação e nutrição. “O conselho está muito bem formado e terá um papel essencial na fiscalização da implantação dos programas da merenda escolar e outros executados a nível de município”, aduziu.

Segundo Kothe, muitas iniciativas já estão sendo realizadas por parte do poder público municipal. “A principal delas é o fornecimento de merenda nas escolas e creches, que tem dado um diferencial, inclusive, dentro do Programa Primeiros Passos. Mas existe também um trabalho na área de assistência social, com o fornecimento de cestas básicas e outros auxílios eventuais e também é desenvolvido um acompanhamento para o controle da obesidade, pois quando falamos do tema, existe também esta preocupação por parte do poder público”, concluiu Kothe.