Curva de nível, uma prática esquecida, mas de extrema importância

Com a modernização e a mecanização da agricultura, chamada de “agricultura moderna”, muitas práticas de conservação de solo foram esquecidas com o passar dos anos. Entre as várias maneiras de conservação de solo, como análise, rotação de culturas, adubação verde, plantio direto, uma das que se destaca é o plantio em curva de nível.

Curvas de níveis ou terraços são práticas que consistem na construção de canais ou aterros, no sentido transversal ao declive do terreno, em espaçamentos dimensionados conforme a declividade do terreno e a intensidade de ocorrência de chuvas, visando o controle do escoamento superficial da agua da chuva, que ocasionam a erosão do solo.

“Nem todos os tipos de solos permitem a construção de curvas de níveis. Solos muitos pedregosos, muitos rasos ou com muita declividade não é recomendado o terraceamento”, explica o técnico em agropecuária da Secretaria de Agricultura de Saudades, Jones Mohr.

Existem dois tipos básicos de terraços que são classificados quanto a sua função. Eles podem ser terraços de retenção ou infiltração, que consiste a construção do aterro em nível sobre a linha previamente demarcada, para que ocorra a infiltração da agua lentamente. O outro tipo de terraço é o de escoamento, que consiste a construção de aterro em desnível para que a agua seja escoada para fora da lavoura.

Para sua construção conta-se com um equipamento chamado de teodonivel, onde a Secretaria da Agricultura disponibiliza desse equipamento, para que ocorra de forma correta a demarcação e uma perfeita execução do serviço. Já a movimentação do solo pode ser realizada com trator de esteira ou um arado acoplado ao trator de pneus.

Na opinião do produtor rural Roberto Both, morador da Linha Coxilha, “é uma prática de extrema importância para conservar o solo, uma vez que tive vários prejuízos com a erosão causada pelo excesso de chuvas”.

Jones lembra ainda que maiores informações e esclarecimentos podem ser obtidos junto à Secretaria de Agricultura de Saudades.