Feira livre volta a funcionar na Rodoviária

A partir desta quarta-feira (12), a feira livre no município de Saudades voltará a funcionar normalmente no local de costume, na Rua Beira Rio, junto à Rodoviária. Até a semana passada, a feira vinha sendo realizada na Praça Central.

A feira livre acontece todos as quartas-feiras, a partir das 10 horas até as 15 horas, sem fechar ao meio-dia, e nos sábados, das 07 horas até as 10:30 horas. “Hoje, são quatro famílias que comercialização seus produtos coloniais, produzidos em suas propriedades rurais, de forma sustentável, obtendo alimentos de alta qualidade”, explica o técnico em agropecuária da Secretaria da Agricultura, Mauro Sehn.

São comercializados produtos como hortaliças, frutas, verduras, cereais, até os de origem animal, como leite, queijo, carnes e embutidos, mel e ovos.

Um pouco sobre a origem

As feiras são fenômenos econômicos sociais muito antigos e já eram conhecidas dos Gregos e Romanos. Entre os Romanos, por causa das implicações de ordem pública que as feiras tinham, estabeleceu-se que as regras de sua criação e funcionamento dependiam da intervenção e garantia do Estado.

O papel das feiras tornou-se verdadeiramente importante a partir da chamada revolução comercial, ou seja, do século XI. Daí em diante, seu número foi sempre aumentando até o século XIII.

No Brasil, a feira livre já existe desde o tempo das colônias e ate hoje é um dos principais comércios de venda a troca de pequenas cidades e de grandes centros urbanos. A feira livre é geralmente um local de grande movimento de pessoas, mas o que mais encanta é a diversidade de cores e sabores que as frutas e verduras proporcionam.