Município avalia primeiras ações concretizadas

Decorrido um mês da inundação que atingiu Saudades, a administração municipal, por meio do prefeito Daniel Kothe, fez um balanço das ações realizadas e das primeiras conquistas já revertidas em prol da comunidade do Vale da Hospitalidade.

De acordo com o chefe do executivo, o levantamento feito pela equipe do município trouxe os seguintes dados: 15 obras e instalações públicas danificadas, totalizando R$ 4.356.065,70 em prejuízos; 82 empresas afetadas, totalizando R$ 11.975.000,00 em perdas; 80 pontos de bueiros danificados, gerando um gasto para reparação de aproximadamente R$ 200 mil; 11 pontes e cabeceiras totalmente danificadas e mais 07 cabeceiras de pontes destruídas, o que equivale a um prejuízo de R$ 1.272.941,20; além de 300 casas atingidas, o que gerou em torno de R$ 9 milhões em perdas.

Para se ter uma ideia, isso soma aproximadamente R$ 27 milhões em prejuízos, fora os lucros cessantes e outros pontos que foram diretamente atingidos pela inundação, como sedes de clubes, CTG Galpão da Amizade, salões comunitários, campos e outros espaços de associações. As perdas somadas pelo setor público e privado foram iguais ao orçamento da prefeitura, correspondente ao período de 1 ano.

O prefeito Daniel comenta que, entre as primeiras ações, que foram coordenadas pela prefeitura, junto com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícias Militar e Civil, além da ajuda incessante dos Clubes de Serviço e comunidade em geral, foi definido que a prioridade seria o pronto atendimento às famílias.

“Já fizemos a reação a esta situação, logo após a catástrofe. Fizemos também uma articulação política com as autoridades estaduais e federais. Prestamos também todo apoio para o recebimento e distribuição dos donativos, sendo que este trabalho foi coordenado pelos Clubes de Serviço em parceria com a Secretaria de Assistência Social”, destaca o prefeito.

Entre as principais obras de infraestrutura já realizadas, a administração elenca as seguintes:

• Reestabelecimento da Ponte do Rio Saudades;
  • Mobilização das equipes do DMER e DOSU para limpeza de casas, limpeza e desobstrução de ruas e recolhimento de entulhos e lixo;
  • Trabalho ágil do Samae para o reestabelecimento das redes de distribuição de água;
  • Recuperação de 16 pontos de bueiros (Linhas Araçazinho, Guabiroba, Fátima (2), Solteiro (3), Jaboticaba (4), Coxilha, Juvêncio (3));
  • Recuperação de 07 cabeceiras de pontes (Linhas Solteiro, São Carlos, Maipuzinho, Fátima (2), Bonito, Juvêncio);
  • Mais de 2000 caçambadas de entulhos retiradas das áreas atingidas;
  • Lavação de 300 casas, com auxílio de prefeituras vizinhas e particulares, sendo que existem ruas que foram lavadas 4 vezes;
  • Limpeza do entorno do Módulo Esportivo;
  • Desobstrução e limpeza das pontes de acesso à Linha Solteiro e Santo Antão;
  • Recuperação das vias danificadas, com patrolamento e cascalhamento, totalizando 100 km;
  • Desobstrução de 15 pontos de desmoronamento em estradas, demandando uso de máquinas e caminhões;
  • Desaçoreamento de 5 pontos, com extensão aproximada de 1 km;
  • Tubulação pluvial da Rua Padre Antônio Vieira, com extensão de 300 metros de tubulação de 1 ½ metros;
  • Reestabelecimento da infraestrutura do CEI Trenzinho Alegre;
  • Reestabelecimento do prédio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF);
  • Limpeza da Quadra Coberta da EMEF;
  • Retomada dos serviços da Secretaria de Agricultura, Cidasc e Epagri em novo local;
  • Auxílio à Caixa Econômica Federal, na liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

De acordo com Kothe, a reação está sendo rápida e, nos próximos dias, mais ações devem se concretizar. “Já apresentamos os planos de trabalho da reconstrução de pontes e casas para o Ministério da Integração e também para a Secretaria de Defesa Civil do Estado de Santa Catarina. Estamos aguardando os anúncios do Governo Federal e do Governo do Estado, tanto dos auxílios para as pessoas como para as empresas, para que possamos retomar também o desenvolvimento econômico”, conclui o prefeito.

Tabela ilustrativa das perdas e pontos já recuperados:

Descrição da obra/Objeto

Número de edificações/obras afetadas

Valor estimado

Restabelecido

Falta fazer

Obras e instalações públicas

R$ 4.356.065,70

03 (EMEF, Quadra Coberta e Trenzinho Alegre)

Bueiros e galerias pluviais

186 tubos – 24 pontos totalmente danificados + 80 pontos danificados

Pontes e pontilhões e cabeceiras danificadas