Jovens recebem Certificado de Dispensa de Incorporação

Foi realizada na tarde de quarta-feira (26), no Clube XV de Novembro, em Saudades, a entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI), a 68 jovens do município, pertencentes à classe de 1997.

Estiveram presentes na solenidade, o prefeito e presidente da Junta de Serviço Militar do Município, Daniel Kothe, vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), o 1º Tenente e Delegado da 7ª Delegacia de Serviço Militar, Sérgio Corrêa Dill, Secretário de Administração Rogério Antônio Sehnem, vereadores Vantuir Ludwig e Nestor Hickmann, responsável pelo alistamento militar no município, Mateus Sehn e representantes da Polícia Militar de Saudades.

Conforme destacou o vice-prefeito Sadan, este é um momento que marca o início de maiores responsabilidades para os jovens. “Torcemos muito para que todos sejam pessoas de bem, para que levem o nosso município, estado e país a crescerem ainda mais, como pessoas adultas que terão o desafio de dar continuidade a tantas coisas que vêm acontecendo no nosso meio”, disse.

Da mesma forma, o 1º Tenente Corrêa disse da importância deste momento e da necessidade do CDI para o dia a dia dos jovens. “Como a lei prescreve, quando o cidadão completa 18 anos, ele é obrigado a comparecer à Junta de Serviço Militar, para fazer o alistamento. O Certificado de Dispensa é um documento importante, pois sem ele, não se consegue fazer a matrícula na faculdade, não consegue emprego e nem se consegue sair do país”, falou.

A Lei do Serviço Militar prevê que todo o cidadão dispensado da prestação do Serviço Militar inicial deve receber o CDI, em cerimônia cívica, com a execução do Hino Nacional e prestação de juramento à Bandeira Nacional. A obrigatoriedade para com o Serviço Militar só se extingue no dia 31 de dezembro do ano que o jovem completa 45 anos de idade.

De acordo com o prefeito Daniel Kothe, esta solenidade tem uma relevância muito grande para o município. “Em vários momentos, é necessário apresentar este certificado. Então, estar em dia com o Serviço Militar é muito importante. Estes jovens estão aqui hoje fazendo seu papel como cidadãos e colaborando para o desenvolvimento de todo o pais”, concluiu o chefe do executivo.