Câmara de Vereadores realiza sessão descentralizada no Distrito de Juvêncio

Foi realizada na noite da segunda-feira (31), a sessão da Câmara de Vereadores de Saudades. A novidade é que o encontro, nesta oportunidade, foi descentralizado para o Distrito de Juvêncio, por indicação do vereador em exercício Vantuir Ludwig e aprovada por unanimidade por todos os edis.

Presentes na sessão, todos os vereadores saudadenses, sob a presidência da vereadora Marilise Warmling. Representando o poder executivo, participaram do encontro o prefeito Daniel Kothe, o Intendente do Distrito Sadi Bao, Secretário de Infraestrutura Flávio Hübner, Secretário da Saúde José Ricardo Ternus, Assessor de Planejamento e Gestão Administrativa Alexandre Schuh e Diretor da CME André Back. Também participaram em grande número os munícipes residentes na região norte de Saudades.

O prefeito Daniel Kothe apresentou, durante a sessão, uma série de ações desenvolvidas em prol da comunidade, em especial, aos moradores da região do Distrito de Juvêncio.

Na Saúde, destacam-se a disponibilidade, na Unidade de Saúde do Distrito, de Médico Clínico Geral, atendendo quatro vezes por semana, Médico Pediatra atendendo uma vez por mês e Médico Ginecologista atendendo também uma vez por mês, além da contratação de enfermeira e auxiliar de enfermagem, atendimento de farmacêutica, trabalho de grupos como tabagismo, hipertensos, diabéticos, entre outras conquistas na área.

Na Infraestrutura, a principal ação é a efetivação da Frota Norte, tendo um veículo leve, retroescavadeira e caminhão caçamba à disposição, além de ações como limpeza do acesso ao Distrito, colocação de tubulação, manutenção e cascalhamento das estradas rurais e calçamento das ruas em parceria com os moradores.

Já na Agricultura, Kothe falou sobre os serviços prestados diretamente no Distrito de Juvêncio, evitando o deslocamento até a cidade por parte dos agricultores, para a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), Recadastramento no Incra e Bloco de Produtor Rural.

Ações como o Orçamento Participativo, que contempla todas as comunidades do município, bem como ações na área do Esporte e da Cultura (Distrital Norte, aulas de música no Distrito), também foram destacadas pelo chefe do executivo, além das principais metas da administração para o próximo ano.

“Tenho uma satisfação muito grande em poder dizer que o Distrito de Juvêncio é uma das nossas prioridades. Muitas ações estão sendo desenvolvidas e, no diálogo com a Câmara Municipal, estamos deixando isso claro para os vereadores. O Distrito pode contar com o nosso apoio e com a nossa colaboração, para continuarmos a desenvolver essas importantes atividades para o engrandecimento da população da região norte do município”, disse Kothe.

De acordo com a presidente do Legislativo, Marilise Warmling, a participação da comunidade foi muito importante. “Estivamos levando, a partir do plano de trabalho do poder público para o Distrito de Juvêncio, aquilo que já foi conquistado e o que ainda falta construir, além de ouvir os anseios daquela comunidade junto à administração”, ponderou.

Para Marilise, esta é uma forma do poder legislativo se fazer presente perante a comunidade. A presidente desta ainda que a Câmara pretende levar as sessões para outras comunidades do interior. “É um momento muito importante de contato direto com as pessoas e a gente cresce enquanto cidadão e enquanto vereador. No meu ponto de vista, é um processo de extrema importância para a democracia”, concluiu.