Crime de abigeato é registrado em Saudades

Na noite de quarta-feira (09), na propriedade do senhor M.H., na Linha Araçá, Saudades, foi registrado o crime de abigeato.

O delito tem por característica ser o furto que envolve animais do campo, destacando entre esses o gado. Tem por característica o fato de ser sempre praticado durante o período noturno, haja vista que a escuridão ou a pouca vigilância acaba por facilitar a execução do delito e também tornar difícil a identificação do agente praticante.

De acordo com a família, dois animais do plantel leiteiro da propriedade foram abatidos. Os prejuízos giram em torno dos R$ 8 mil, mais os lucros cessantes, já que ambas as vacas estavam em período de lactação.

Conforme explica o Técnico em Agropecuário Mauro Sehn, os agricultores devem se precaver em suas propriedades para evitar este tipo de ação, já que outros casos de abigeato foram registrados em Saudades.

“A Secretaria da Agricultura está orientando aos agricultores para que, principalmente à noite, evitem deixar os animais longe de casa, mantendo-os se possível, em locais de fácil vigilância”, conclui Mauro.

Aumento de pena para o crime é aprovado na Câmara

O Projeto de Lei 6999/13, que altera o Código Penal para aumentar a pena para o furto de gado, seja para consumo próprio ou comercialização, foi aprovado na terça-feira (08), no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília. O PL determina que o crime, conhecido também como abigeato, passará a ser penalizado com reclusão de 2 a 5 anos. A pena atual é de 1 a 4 anos, com multa.

A matéria foi encaminhada agora para o Senado. O substitutivo também classifica como crime adquirir, receber, transportar, conduzir, ocultar, ter em depósito ou vender esses animais com a finalidade de produção ou comercialização. A pena prevista é reclusão de 2 a 5 anos e multa.

Apesar de direcionado principalmente ao furto de bovinos, a redação prevê a aplicação da pena ao crime de furto de qualquer animal domesticável de produção, ainda que abatido ou dividido em partes no local do furto.