Gestantes saudadenses participam de encontro

Foi realizado na noite de quinta-feira (24), no Clube XV de Novembro, em Saudades, mais um encontro com as gestantes do município, promovido pelas Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, por meio do Programa Primeiros Passos, com o apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Estiveram presentes, o prefeito Daniel Kothe e esposa Liane Vitali Kothe (coordenadora do Programa Primeiros Passos), vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), Secretários José Ricardo Ternus (Saúde), Zeli Stein (Educação), Giley Veiga (Assistência Social) e Rogério Sehnem (Administração), gestantes e familiares.

Durante o encontro, foi feita a entrega de kits do Programa Primeiros Passos às futuras mamães, bem como repassadas diversas informações, por meio de palestras, com a enfermeira Fabiane Lasch e do fisioterapeuta Douglas Dacorrégio.

A Secretária da Educação, Zeli Stein, falou da importância do Programa, reforçando o convite para o evento comemorativo aos dois anos do Primeiros Passos, que acontece no sábado, dia 03, a partir das 13:30 horas, na Quadra Poliesportiva da EMEF. “Vamos comemorar muitas conquistas, porque este programa deu certo e tem uma aprovação imensa da comunidade. Estamos felizes porque este programa vem ao encontro das necessidades das famílias”, destaca.

Conforme frisou o Secretário da Saúde José Ricardo Ternus, este momento traz importantes informações, principalmente às mães que vão ter seu primeiro filho. “Temos registrado na Secretaria, desde janeiro de 2013, até a metade de agosto, o nascimento de 280 crianças. E temos hoje cadastradas 72 gestantes. É um número significativo para nosso município e acredito que Saudades continuará progredindo em função das pessoas que vão nascendo”, frisou.

Em sua fala, o prefeito Daniel Kothe afirmou que o Programa Primeiros Passos também tem como foco o acompanhamento às gestantes. “O aumento pela demanda de vagas nas creches e CEI’s mostra que nossa população está crescendo e isso vem ao encontro do nosso planejamento, que é oferecer a atenção à educação e à saúde de forma diferenciada aqui em Saudades, inclusive sem limite de vagas. Isso tem nos dado uma condição de atendimento de qualidade para a população. Vimos, no encontro, que existe uma grande segurança por parte das famílias na atenção que o poder público municipal tem dado na gestação e nascimento dos filhos e isso nos deixa muito felizes”, finalizou.