Reunião com ACS alerta sobre cuidados com a brucelose

A Secretaria da Saúde promoveu, na tarde de terça-feira (13), na Câmara de Vereadores de Saudades, uma reunião com os Agentes Comunitários de Saúde do município, para tratar sobre os cuidados com a brucelose.

O encontro teve a participação do Secretário da Saúde José Ricardo Ternus, Fiscal da Vigilância Sanitária Varnise Kipper, enfermeiras Fabiane Lasch e Liamara Hoffmann e, falando sobre o assunto, o médico veterinário da CIDASC Ivan Ulsenheimer.

De acordo com Ivan, a brucelose é uma doença bacteriana e, por se tratar de uma zoonose, é transmitida ao ser humano. “A brucelose é também uma doença de controle obrigatório da defesa sanitária animal, já que além de ser transmissível ao ser humano, também causa prejuízo aos rebanhos”, explica.

Segundo o médico veterinário, Saudades tem oito propriedades com casos de brucelose bovina confirmados. “Estamos fazendo um trabalho de conscientização e também cobrando das propriedades circunvizinhas, propriedades que têm vínculo de trânsito, para que seja feito o exame nestes locais, prevenindo a disseminação do problema”, diz. O principal sintoma nos animais é o aborto, podendo evoluir para a infertilidade, embora outras doenças também podem apresentar esses quadros.

A brucelose bovina ainda não tem cura e, por isso, os animais infectados são abatidos. O estado de SC indeniza os produtores, pagando por quilo vivo do animal no dia do abate. “Santa Catarina possui um fundo estadual, que faz esse trabalho de indenização. Parte dos recursos são custeados pelo estado, parte pelos agricultores, através de contribuições quando o produtor emite a Guia de Trânsito Animal e a própria agroindústria contribui com esse fundo”, completa Ivan.

O Secretário de Saúde, José Ricardo Ternus, afirma que este é um tema muito importante a ser discutido, pois o município acompanha o tratamento de sete casos de pessoas infectadas com a brucelose. “Temos que olhar sempre do ponto de vista da saúde humana. Este é o nosso desafio maior. Nunca tínhamos registrado casos de brucelose em humanos aqui em Saudades e, por isso, esses esclarecimentos são importantes”, aduz.

Conforme Zé Ricardo, a Secretaria da Saúde estará promovendo, em parceria com a Secretaria de Agricultura, no dia 20 de novembro, às 14 horas, no Clube XV de Novembro, uma palestra informativa para toda a comunidade. “Todos os produtores rurais, consumidores de leite e carne e também a comunidade em geral estão convidados a participar deste encontro, para podermos fazer este trabalho de prevenção, pois esta é a missão principal do poder público”, conclui o secretário.

Sintomas, prevenção e tratamento da doença nos seres humanos

A brucelose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Brucella, que causa sintomas como febre alta, dor de cabeça e dores nos músculos dos indivíduos afetados.

A brucelose é transmitida de animais para humanos através da ingestão de carne contaminada mal cozida, alimentos lácteos caseiros não pasteurizados, como leite ou queijo, por exemplo, através da inalação da bactéria, porque ela pode se espalhar pelo ar e pelo contato direto com secreções do animal infectado (restos de placenta, fetos bovinos).

A transmissão da brucelose de pessoa para pessoa é muito rara e os profissionais que trabalham com animais, como veterinários, agricultores, produtores de leite, trabalhadores de matadouros ou microbiologistas correm um risco maior de ficarem contaminados.

Os sintomas da brucelose variam de acordo com a fase da doença. Na fase aguda, os sintomas podem ser:

• Febre e calafrios;
  • Suores noturnos;
  • Fraqueza;
  • Cansaço;
  • Dor de cabeça;
  • Dor nos músculos do corpo.

A brucelose humana tem cura e o tratamento normalmente é feito com antibióticos durante cerca de 2 meses. A adoção de alguns comportamentos, como evitar o consumo de produtos lácteos não pasteurizados caseiros, como leite, queijo, manteiga ou sorvete evitam a contaminação.

A infecção pode evoluir ao longo do tempo se não for tratada, tornando-se crônica, causando sintomas como febre constante, perda de peso e dor nas articulações. Quando a brucelose não é devidamente tratada pode provocar hepatite, anemia, artrite, meningite ou endocardite.

A prevenção da brucelose deve ser feita, especialmente, por profissionais que trabalham com animais e inclui:

• Evitar ingerir carne mal cozida e produtos lácteos caseiros não pasteurizados como leite, queijo, manteiga ou sorvete;
  • Usar luvas, óculos de proteção, avental e máscara ao manusear animais doentes, mortos ou durante um parto de um animal.