Secretaria da Saúde e Rotary Club promovem palestra alusiva ao Novembro Azul

Será realizada no dia 13 de novembro, sexta-feira, a partir das 18 horas, na Câmara de Vereadores de Saudades, uma palestra alusiva ao Novembro Azul. O evento é promovido pelo Rotary Club e pela Secretaria da Saúde.

Estará proferindo a palestra, o médico urologista Cezar Bombardelli, tratando sobre a Saúde do Homem e o Câncer de Próstata.  De acordo com o Secretário da Saúde, José Ricardo Ternus, este será um importante momento para que todos os homens possam sanar suas dúvidas.

“É importante que todos os homens participem desta palestra, para que possam obter informações de como prevenir o câncer de próstata e também saber dos cuidados necessários para com sua saúde”, destaca.

Câncer de próstata

Quais são os exames para detectar a doença?

Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame digital retal, complementares para o diagnóstico, com periodicidade anual.

Por que não é possível só fazer o exame de sangue?

Porque cerca de 10 a 20% dos casos não são detectados pela dosagem de PSA no sangue. O exame de toque e o PSA são complementares.

Quais são os fatores de risco para o câncer de próstata?

• Idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos)

• Histórico familiar

• Raça (maior incidência entre os negros)

• Alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos

• Sedentarismo

• Obesidade

É possível prevenir?

Evitar a doença, não. Mas é possível diagnosticá-la precocemente, quando as chances de cura são de cerca de 90%.

Quais são os sintomas?

Na fase inicial, quando as chances de cura são maiores, não há qualquer sintoma. Por isso a importância dos exames. Na fase avançada, quando a cura é mais difícil, o paciente pode sentir: vontade de urinar com urgência, dificuldade para urinar e levantar várias vezes à noite para ir ao banheiro, dor óssea, queda do estado geral, insuficiência renal, dores fortes.

Quais são as opções de tratamento?

De acordo com a fase do tumor e as características do paciente, o médico poderá definir quais as melhores formas de tratamento. Nos estágios iniciais da doença (tumores localizados e localmente avançados) a prostatectomia radical é o tratamento padrão. Consiste em uma cirurgia para retirada da próstata e apresenta altos índices de cura.