Encontrão municipal dos idosos aconteceu no Distrito de Juvêncio

Foi realizado no sábado (21), no Distrito de Juvêncio, o encontrão municipal dos grupos de idosos de Saudades. Participaram 17 grupos de idosos, das comunidades e da sede do município.

Estiveram presentes, o prefeito Daniel Kothe e esposa Liane, o vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), a presidente da Câmara de Vereadores Marilise Warmling, o Deputado Estadual Dirceu Dresch, os vereadores Alécio Jahnke e Osmundo Schuh, a Secretária de Assistência Social Giley Veiga, equipe de colaboradores da Administração Municipal, além de pessoas da comunidade.

Em suas falas, todas as autoridades foram unânimes em ressaltar a importância dos idosos para o progresso e desenvolvimento do município, e pela continuidade na importância econômica que os mesmos representam hoje para Saudades. Também, as lideranças presentes falaram da importância no convívio familiar e em sociedade, pois são os idosos que, com sua vasta experiência de vida, repassam seus ensinamentos e valores às futuras gerações.

O evento, alusivo ao Dia do Idoso – comemorado em 01 de outubro – estava programado para o dia 10 do mesmo mês, mas teve de ser transferido, em função da situação de calamidade que o município enfrenta. “Esta é uma festa importante no nosso município, e optamos por fazê-la de forma diferenciada este ano, em parceria com os grupos. Temos um trabalho muito intenso durante o ano com os grupos de idosos, pois eles têm com certeza uma importância muito grande para Saudades e para todo o país”, sintetizou o prefeito Daniel Kothe.

Conforme dados do último censo do IBGE, no Brasil, a população idosa representa 13% do total da população, ou seja, mais de 26 milhões de pessoas que têm mais de 60 anos. Em Saudades, segundo estimativas relativas ao ano de 2012, havia mais de 1020 pessoas acima dos 60 anos, o que representa cerca de 12% da população do Vale da Hospitalidade.

Se for considerado um número de 1020 idosos (acima dos 60 anos) que recebem em média um salário mínimo/mês, o aporte econômico mensal por meio da previdência social será de aproximadamente R$ 803 mil. Somando as pensões que também são pagas, as aposentadorias das mulheres do meio rural, que são beneficiadas aos 55 anos, e outros trabalhadores que se aposentam antes dos 60 anos, o montante destinado pela previdência social gira em torno de R$ 1,5 milhões/mês investidos na economia municipal, o que equivale a cerca de R$ 19 milhões em movimento econômico por ano.

A programação do sábado teve início com a recepção dos grupos, seguida de celebração de ação de graças; após, foi servido almoço aos participantes e à tarde foi animada por um grandioso matinê, pela Banda Vira Copos.