Secretarias da Saúde e Agricultura promovem palestra sobre a brucelose

Aconteceu na tarde de sexta-feira (20), no Clube XV de Novembro, uma palestra tratando sobre o tema da brucelose, promovido pelas Secretarias de Saúde e Agricultura do município de Saudades.

Participaram do evento, o prefeito Daniel Kothe, vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), Secretário da Saúde José Ricardo Ternus, Secretário da Agricultura Jacinto Kreutz, presidente da Câmara de Vereadores Marilise Warmling, Diretora da Saúde Solani Kappaun, Fiscal da Vigilância Sanitária Varnise Kipper, equipe da Secretaria de Saúde, munícipes e alunos da EEB Rodrigues Alves.

A brucelose é considerada uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida dos animais para os seres humanos e, por este motivo, há uma grande preocupação do setor de saúde pública quanto a esta enfermidade. Falando sobre o tema, estiveram o médico veterinário da Cidasc, Ivan Ulsenheimer, e a Enfermeira Kelen de Oliveira, Técnica da Gerencia de Saúde da Regional de Chapecó – Setor Zoonoses.

Para o Secretário de Agricultura Jacinto Kreutz, além das complicações na saúde humana, a brucelose afeta economicamente as propriedades rurais. “É uma doença que tem um controle difícil e também a nossa grande preocupação é com a economia, pois uma propriedade, uma vez que precisa abater seus animais, fica sem o plantel, que às vezes leva anos e anos de investimento. Sem contar que, durante um longo período, existe um ‘vazio sanitário”, onde a produção não poderá ser comercializada, gerando uma falta de dinheiro na propriedade”, afirma.

O Secretário de Saúde José Ricardo Ternus, por sua vez, disse que o foco da palestra é conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção quanto à doença. “Temos sete ou oito casos de pessoas contaminadas com a brucelose e por isso há essa preocupação. Como a missão da Secretaria da Saúde é promover a saúde das pessoas, sempre é bom repassar essas informações para que todos possam se prevenir”, destaca.

Conforme explanou o vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), vários avanços já foram feitos no combate à brucelose, como por exemplo, a exigência de exames nos financiamentos para compra de bovinos. Entretanto, é preciso que o produtor sempre exija o teste, antes de levar o animal para sua propriedade. “O exame, muitas vezes, tem um custo de R$ 30 em média, por animal, ou seja, num rebanho de 10 animais são R$ 300. Mas quando se perde um rebanho, o prejuízo é de R$ 30 mil ou mais, além dos riscos para a saúde”, exemplificou.

Também o prefeito Daniel Kothe falou da importância da palestra, tanto no sentido de prevenir a doença em humanos como no problema socioeconômico que brucelose gera. “O oeste tem sido o principal foco da doença, uma vez que concentramos aqui mais da metade da população de bovinos de Santa Catarina. A brucelose se transmite de um animal para o outro e também para o ser humano. Por isso, é muito importante fazer um controle sanitário dessa doença, para erradicarmos a brucelose do Estado”, completou Kothe.