Mais um foco do Aedes Aegypti é encontrado no município

A Secretaria de Saúde de Saudades, por meio do setor de Vigilância Sanitária encontrou, nesta semana, mais um foco do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. É o segundo foco encontrado em menos de 15 dias no município.

De acordo com o Secretário da Saúde, José Ricardo Ternus, apesar da larva do mosquito não estar infectada com a Dengue, o setor está em alerta máximo, pois, caso um mosquito contaminado chegar ao município, pode haver uma epidemia de Dengue.

“Estamos quase entrando no verão, o calor já está intenso, chove praticamente todos os dias e há água acumulada na cidade. Por isso, precisamos tomar cuidado com o mosquito. A principal forma de combater a Dengue é evitar que a larva se desenvolva, ou seja, eliminar os locais que tenham água parada”, explica Zé Ricardo.

A preocupação principal é que, caso haja uma epidemia, a saúde pública da região não tenha toda a estrutura necessária para atender os doentes. “A nossa região não está preparada para enfrentar a Dengue. Em outras regiões do país, a Dengue é tratada como uma gripe. Eu tenho certeza que todos os nossos profissionais sabem como proceder, mas nós não temos medicamentos, não temos estrutura, não temos pessoas que fazem isso no dia a dia e, até pegarmos a prática, podem ocorrer óbitos”, explanou o Secretário.

Para Zé Ricardo, a responsabilidade é de todos: comunidade e poder público. “Todos podem ajudar, eliminando locais com água parada, ou materiais que possam acumular água, como lixo e outros recipientes. Queremos evitar que a Dengue chegue ao nosso município e vai ser em conjunto que vamos evitar uma epidemia”, completa.