Saudadenses participam do 4º Desafio dos Bombeiros da Serra do Rio do Rastro

No último sábado (28) os Bombeiros Militares de Saudades Evandro Rios e Dióli Sczmanski e a Bombeira Comunitária Clausiane Schabarum, estiveram no município de Lauro Müller, participando do 4º Desafio dos Bombeiros da Serra do Rio do Rastro.

O desafio consiste em subir a Serra do Rio do Rastro, uma das mais famosas rotas do Brasil, de bicicleta, como fizeram Rios e Sczmanski, ou correndo, como fez Clausiane. Participaram cerca de 250 ciclistas e 50 corredores.

O evento, realizado anualmente, é promovido pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, sendo aberto aos Bombeiros Militares, Comunitários, colaboradores do SAMU, familiares e amigos. “É uma forma de comemorar o final de ano, agradecendo pela saúde e pelo trabalho. A primeira edição teve 10 participantes, a segunda 20, a terceira 100 e agora cerca de 300, todos de Santa Catarina”, explica Sczmanski.

Conforme relata o Cabo BM Rios, os atletas são assistidos por Bombeiros e Polícia, que acompanham todo o percurso, sinalizando a via e disponibilizando água em pontos de apoio. “Não se trata de uma competição, mas de um momento festivo. A ideia é que cada um se desafie e se supere, conforme suas capacidades físicas”, afirma Rios.

O percurso teve 19 km, partindo da cidade Lauro Müller, até o topo da Serra do Rio do Rastro, no município de Bom Jardim da Serra. Para se ter uma ideia da dificuldade do percurso, Lauro Müller está a 220 metros do nível do mar, enquanto que o topo da serra encontra-se a 1421 metros de altitude. “São praticamente 1200 metros de desnível num percurso pequeno, e esta é a maior dificuldade, principalmente nos últimos 4 km”, destaca Rios.

Para os competidores, o desafio é o que moveu os três a participarem da competição. “A parte mais legal é você lançar o desafio, ir e fazer, e ver que você consegue. Tem gente que vai morrer sem saber o limite do próprio corpo”, conclui Sczmanski.