Prefeito Daniel avalia positivamente viagem à capital catarinense

Nesta semana, entre terça e quinta-feira (01 e 03), o prefeito de Saudades, Daniel Kothe, esteve em Florianópolis. Na capital do estado, sua agenda foi marcada por visitas a parlamentares e secretarias. Conforme Kothe, vários pleitos do município foram levados às autoridades.

No gabinete do Deputado Dirceu Dresch, foram solicitados recursos na ordem de R$ 100 mil para a área da saúde; com o Deputado Gelson Merísio, presidente da Alesc, foram solicitados R$ 104 mil para conclusão do ginásio na Linha Taipas e mais R$ 200 mil para aquisição de uma retroescavadeira.

“Estivemos também visitando Filipe Mello, secretário da SOL, que é a Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, onde solicitamos uma academia ao ar livre para o Distrito de Juvêncio, além de R$ 45 mil para fazermos a recuperação do alambrado no Módulo Esportivo, mais R$ 50 mil para substituição da iluminação do Módulo, R$ 50 mil para a pintura e recuperação da quadra do Ginásio Municipal Theobaldo Roos e ainda R$ 50 mil para pintura da quadra do centro de eventos do Módulo Esportivo”, frisou Kothe.

Com o Deputado Mauro de Nadal, foram encaminhados dois ofícios, um solicitando R$ 87 mil para colocação da manta asfáltica sobre o coberto do Ginásio Municipal, pois hoje existem problemas de infiltrações; outra solicitação feita foram recursos na ordem de R$ 63 mil para aquisição de material hidráulico para a questão de distribuição de água no Distrito de Juvêncio.

No gabinete do Deputado Marcos Vieira, o prefeito Daniel protocolou pedido de R$ 130 mil, para aquisição de máquinas agrícolas, e um veículo para o setor de tributação. Para a Deputada Luciane Carminatti, foram solicitados R$ 100 mil para aquisição de veículos para a Educação.

Em visita ao Deputado João Amin, Kothe solicitou recursos para mais uma academia ao ar livre e também recursos na ordem de R$ 100 mil para pavimentação de rodovias. “Tivemos também duas importantes audiências, sendo uma delas com o ex-senador e hoje presidente do BRDE, Neuto de Conto, onde solicitamos recursos na ordem de R$ 2 milhões para asfaltamento de vias, por meio de financiamento, e estivemos também com o ex-prefeito de Chapecó, hoje presidente do BADESC, José Cláudio Caramori, onde solicitamos recursos do programa Juro Zero, também na cifra de R$ 2 milhões, para fazermos pavimentação asfáltica”, frisou o prefeito.

A administração vai agora, trabalhar com os projetos, para dar andamento aos pleitos. Com o Diretor da Eletrosul, o ex-deputado Federal Cláudio Vignatti, foram solicitados recursos para realização da 11ª Schweinefest, que acontecerá em agosto. “Estamos preparando a parte de patrocínio para que possamos realizar uma boa festa”, resumiu,

Ainda, há uma solicitação de audiência com o Governador João Raimundo Colombo, para tratar sobre obras de infraestrutura para resolução dos problemas decorrentes da enchente. Inclusive, durante a viagem, Kothe conversou com o Secretário do Estado de Infraestrutura, João Carlos Eckert, onde foi levado o pleito do município para construção de uma ponte nova sobre o Rio Taipas, na Avenida Brasil, e recuperação da ponte sobre o Rio Saudades, na mesma avenida.

“Devemos ter nos próximos dias, a visita do departamento de engenharia do Deinfra, para fazer uma avaliação e orçamento do custo disso. Solicitamos também a recuperação do pavimento asfáltico na Avenida Brasil, nos pontos onde também teve bastantes avarias, em consequência da enchente. Acredito que deveremos ser atendidos também neste pleito”, completou o chefe do executivo saudadense.

Na Secretaria de Estado da Defesa Civil, foram feitas várias solicitações, entre elas, agilidade na construção das casas que foram iniciadas e paralisadas no município. Conforme informações repassadas pela Defesa Civil, estas obras estão com um certo atraso em todo o estado, em decorrência do tempo chuvoso, o que acabou atrasando a construção das casas.

Na próxima semana, deverá ser instalado o Kit de Transposição na comunidade da Linha Santa Catarina, com 15 metros. “É uma ponte razoavelmente grande mas, devido à necessidade deste acesso, esperamos que seja feita ainda na quarta-feira, se o tempo colaborar”, aduziu o prefeito. Na oportunidade, foram solicitados recursos para reconstrução da ponte sobre o Rio Araçá, que caiu com as enchentes de julho, também na Linha Santa Catarina.

Para o perímetro urbano, foram pleiteados, ainda na Defesa Civil, recursos para obras de drenagem, nas ruas Sete de Setembro e Iguaçu, que são hoje os pontos de maior alagamento no perímetro urbano. “Foi uma viagem muito proveitosa. Fomos muito bem recebidos e estivemos com muitos secretários de estado. Levamos nossas preocupações e nossos pedidos para os parlamentares para, suas emendas junto ao orçamento do estado, destinarem recursos para Saudades. Agora, é trabalhar para qualificar os projetos, ter a documentação toda em dia para que possamos ser atendidos nos diferentes pleitos que levamos até a capital do estado”, concluiu Kothe.