CEI Criança Feliz é inaugurado no Distrito de Juvêncio

Foi realizada na manhã de sábado (05), a inauguração do CEI Criança Feliz, no Distrito de Juvêncio, em Saudades. Com isso, foi dado mais um passo importante para o avanço do Programa Primeiros Passos, que beneficiará as crianças da região norte do município, algo inédito na história do Vale da Hospitalidade.

Estiveram presentes no ato, o prefeito Daniel Kothe e esposa Liane, vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), presidente do legislativo Alécio Jahnke e vereadora Marilise Warmling, Secretários Zeli Stein (Educação), José Ricardo Ternus (Saúde), Giley Veiga (Assistência Social) e Rogério Sehnem (Administração), Coordenadora da Educação Infantil Maitê Stein, Diretora da EMEF Claudete Jahnel, Diretor da EEB Rodolfo Foss Cleiton Knorst, Intendente do Distrito, Sadi Bao, Gerente de Saúde Eliane Donhauser Schwerz, Padre Geraldo Tecchio, além de pais dos alunos, imprensa e comunidade em geral.

De acordo com a Secretária de Educação, Zeli Stein, inicialmente, serão atendidas 13 crianças, no horário das 06:45 às 18:30 horas. “Este é um dia histórico aqui para a comunidade. O Distrito de Juvêncio merece mais esta ação e nós, desde que assumimos a administração, tínhamos essa meta. Já temos, junto à escola estadual, o atendimento da pré-escola, onde existem duas turmas, uma de manhã e outra à tarde. Porém, a pré-escola atende crianças de 3, 4 e 5 anos. Não tínhamos um local para atender crianças abaixo dessa faixa etária. Estamos muito felizes com esse momento e agradecemos e pedimos a colaboração da comunidade para que essa ação dê certo”, destacou.

Representando os pais beneficiados pelo CEI Criança Feliz, a moradora do Distrito, Andreia Johner, acredita que esta ação da Administração é muito importante para todas as famílias. “É um lugar que vai acolher todas as crianças e é muito bom porque, na verdade, elas já vão interagindo com outras crianças e aprendendo desde o início e isso auxiliará muito as famílias aqui do Distrito de Juvêncio”, frisou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Alécio Jahnke, trouxe o apoio do legislativo saudadense para mais esta ação da administração. “Além desta obra, desta ação realizada hoje, a administração e o legislativo concretizaram outras ações que fizeram a diferença neste governo, como a implantação do Orçamento Participativo, a instalação de máquinas e equipamentos e agora este CEI, todas estas ações que beneficiam diretamente a Região Norte de Saudades”, ponderou.

Para a primeira-dama e coordenadora do Programa Primeiros Passos, Liane Vitali Kothe, o horário de atendimento e o déficit zero de vagas na Educação Infantil fazem do programa, algo inédito na região. “Nesse momento, o Distrito de Juvêncio também será contemplado pelo Programa Primeiros Passos, onde as crianças aqui serão atendidas num espaço muito bonito, com todas as suas necessidades supridas. Hoje, são em torno de 1000 crianças atendidas em todo o município e aproximadamente 200 profissionais envolvidos, nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social, dando esta oportunidade, que é um direito de todas as crianças, de serem atendidas com qualidade”, disse.

Conforme o vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), este é mais um importante passo dado pela Administração Municipal. “É muito importante uma ação como essa num Distrito. Na grande maioria dos municípios, existem dificuldades em dar acesso às crianças à creche. Nós temos isso como prioridade em nossa administração, por meio do Programa Primeiros Passos. E a instalação de um CEI aqui no Distrito de Juvêncio era uma meta nossa, pelo cuidado que temos, em especial com as crianças e o investimento no ser humano, para que possamos ter gerações com mais responsabilidade”, aduziu Sadan.

Também o prefeito Daniel Kothe, em sua fala, disse das inúmeras ações feitas em prol da Região Norte de Saudades, enaltecendo, em especial, mais esta, na área da educação. “Desde o início do nosso governo, nossa meta foi trabalhar e investir nas pessoas. Quando a gente trabalha focado nisso, gradativamente vamos implementando as ações. Aqui no Distrito de Juvêncio, nós já realizamos várias ações importantes no nosso governo, na área da saúde, esporte, cultura, infraestrutura, educação, entre outras. Agora, vamos ter também este Centro de Educação Infantil, praticamente com 12 horas de atendimento diário, que vai muito além de atender as crianças para que os pais possam trabalhar e fortalecer sua renda, mas gera também um estímulo ao processo educacional desde a infância, onde estas crianças terão um bom acompanhamento e atenção especial”, disse.

Conforme Kothe, a administração investirá entre R$ 13 a R$ 14 mil por mês para a manutenção do centro. “Poderíamos com esse dinheiro fazer uma boa obra, mas, para mim, a obra mais é importante é aquela que a gente faz quando investe nas pessoas e, com isso, vamos colher bons resultados”, concluiu o prefeito.