Fase Municipal Jasti está sendo realizada hoje

Acontece nesta sexta-feira (11), a Fase Municipal dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) em Saudades. A abertura do evento aconteceu às 08:30 horas, tendo como local, a sede da Assepumu.

Participaram do ato, a primeira-dama Liane Vitali Kothe e a segunda-dama Zenaide Prestes (representando o prefeito Daniel Kothe e o vice-prefeito Osmar Prestes, respectivamente), o presidente do legislativo Alécio Jahnke e os vereadores Marilise Warmling e Osmundo Schuh, os Secretários Giley Veiga (Assistência Social), José Ricardo Ternus (Saúde), Zeli Stein (Educação) e Rogério Sehnem (Administração), o Diretor do CME André Back, o Diretor da Casa Familiar Rural Alison Ivonei Hoss, além de demais colaboradores da administração.

Conforme a Secretária de Assistência Social, Giley Veiga, este é um momento de integração dos idosos. “São atividades diferenciadas e hoje, estes participantes são conhecidos como atletas da terceira idade. A cada ano, o número de esportistas aumenta, o que é muito gratificante pra gente”, resumiu.

Nesta edição dos Jasti, estão participando 175 atletas. As modalidades disputadas são: Bocha; Bolão; Canastra; Dominó; Bolãozinho (todos estes, nos naipes masculino e feminino); Koop (no naipe masculino); Dança de Salão – 60 a 69 anos (casal); e Dança de Salão – acima de 70 anos (casal).

Ainda de acordo com Giley, os vencedores da Fase Municipal participarão da Fase Regional, em Maravilha, que acontecerá no dia 20 de abril; os classificados na Fase Regional participarão da Fase Estadual, em junho, na cidade de Itajaí.

A primeira-dama Liane, por sua vez, afirmou que esta é mais uma atividade desenvolvida por meio do Programa Envelhecer com Alegria, lançado neste ano pela Administração Municipal. “Dentro deste projeto, estão pensadas várias atividades. A Fase Municipal dos Jasti é uma delas, bem como outras ações que serão desenvolvidas, como as tardes de lazer, que serão atividades que os próprios grupos vão decidir”, disse.

Liane destacou também a importância dos idosos para a construção da sociedade saudadense, enaltecendo seu papel no dia a dia. “Em torno de 13% da nossa população tem mais de 60 anos e a tendência é que esse número cresça, pois a expectativa de vida está cada vez maior. Por isso, estamos sempre preocupados em desenvolver ações que venham atender esse grupo da sociedade tão importante para o nosso município”, concluiu.