CMDCA e Conselho Tutelar promovem conscientização sobre Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), juntamente com o Conselho Tutelar de Saudades, estão realizando, nesta semana, diversas ações de conscientização sobre o Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, alusivos ao dia 18 de maio.

Esta data é lembrada nacionalmente, em função de que, em 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos, Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de Vitória (ES) foi sequestrada, drogada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado, e os seus agressores, um grupo de jovens de classe média alta daquela cidade, nunca foram punidos. Apesar disso, o crime acabou prescrevendo, ficando seus executores impunes.

Com a repercussão do caso e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

A campanha tem como símbolo uma flor (margarida), como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade com a causa. O slogan “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”, quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.

De acordo com a Conselheira Tutelar, Marlene Konzen, serão desenvolvidas várias ações. “Aqui no município, nós colocamos faixas na Praça, na escola Rodrigues Alves e no Pórtico, lembrando a data. E as margaridas, também colocadas junto às faixas, representam essa fragilidade da criança”, afirma.

A Conselheira lembra ainda que a prevenção é a melhor forma de combater o abuso e a exploração sexual. “As pessoas podem estar denunciando pelo Disque 100, diretamente para as polícias Militar ou Civil, ou ainda no Conselho Tutelar de Saudades, pelos telefones 8820-0636, 3334-0326 ou 8819-7157 [plantão]”, todos de forma anônima. A qualquer hora, 24 horas por dia, estamos de plantão para qualquer denúncia que ocorrer e, com certeza, vamos atender”, completa Marlene.