Município de Saudades assina convênio para aquisição de implementos agrícolas

Foi realizada na terça-feira (31), na Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha, a assinatura de mais um convênio que contempla o município de Saudades, por meio de recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, intermediados pelo Deputado Estadual Marcos Vieira, atendendo a uma solicitação do PSDB saudadense.

Estiveram presentes no ato, o prefeito Daniel Kothe, vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), Secretário de Agricultura Jacinto Kreutz, Assessor de Planejamento Alexandre Schuh, vereadora Marilise Warmling e suplemente de vereador Hugo Weber, Secretário Executivo da ADR-MH Valci Dal Maso, além de outros colaboradores da agência.

O valor destinado será de R$ 149,9 mil, sendo que o município entrará com R$ 3,8 mil de contrapartida, somando no total R$ 153,7 mil em recursos. Com este valor, serão adquiridos equipamentos agrícolas como distribuidor de adubo líquido, grampo limpador de solo, perfurador de solo, distribuidor de calcário e adubo seco, roçadeira tratorizada, botijão criogênico, entre outros.

O Secretário de Agricultura, Jacinto Kreutz, destaca que a estruturação e melhoria do maquinário são essenciais para desenvolver o município como um todo, melhorando assim a qualidade de vida no interior. “Com a aquisição dos equipamentos agrícolas, será possível atender melhor, com mais rapidez e incentivar os pequenos agricultores a manter suas propriedades economicamente viáveis e produtivas. Esta é uma das práticas que tem se mostrado efetiva na diminuição do êxodo rural, bem como na melhoria das condições de trabalho e renda do pequeno produtor”, expõe o secretário.

Conforme a vereadora Marilise Warmling, o Deputado Marcos Vieira é uma pessoa que tem compromisso com o município e tem estado sempre presente através de diversas ações em prol da saúde, do hospital, entre outras áreas, sempre intermediando recursos junto ao Governo do Estado. “Ficamos felizes com mais este recurso que vem a contemplar a nossa agricultura, por meio de diversos maquinários que vêm a facilitar a vida e o trabalho no campo. Na condição de vereadora, quero agradecer ao Deputado Marcos por mais esta intermediação e nos colocar mais uma vez à disposição da comunidade, em estar ajudando e colaborando no que é do nosso alcance”, disse.

Para o vice-prefeito e presidente do PSDB de Saudades, Osmar Prestes, esta é uma maneira de valorizar a agricultura que hoje representa mais de 60% do movimento econômico do município. “Temos um cuidado especial, tanto no cuidado da estrutura das estradas, como na destinação de emendas para aquisição de maquinários, como esta. Estamos fazendo nossa parte, como poder público, para que o agricultor tenha condições de realizar suas atividades. Queremos agradecer ao Deputado Marcos Vieira que intermediou estes recursos e também destacar o empenho do PSDB de Saudades, por meio de todos os integrantes que lutaram por essa emenda, pois isso é uma soma de esforços para que o município possa fazer sua parte, para melhorar a qualidade de vida dos munícipes”, frisou.

Já o Deputado Estadual Marcos Vieira, que não pôde estar presente no momento da assinatura do convênio, deixou sua mensagem e parabenizou o município pela conquista. “Saudades passou por uma adversidade climática muito grande, então, temos que dar uma atenção especial para o município. Foi por isso que, por meio de um pedido dos nossos amigos, vice-prefeito Osmar – o Sadan, a vereadora Marilise Warmling, o ex-prefeito Wilson Warmling, entre outros, ajudamos na liberação destes recursos para a área agrícola. Nosso gabinete está sempre à disposição de Saudades e de todo o nosso Grande Oeste”, afirma o deputado Marcos Vieira.

O prefeito Daniel Kothe, por sua vez, agradeceu ao Governo do Estado, ao Deputado Marcos Vieira e às lideranças peessedebistas, pela indicação dos recursos para o município. “É sempre importante termos a parceria dos parlamentares e, desta forma, queremos agradecer em especial ao Deputado Marcos e também a todas as lideranças do PSDB de Saudades que fizeram esta solicitação de recursos, que serão muito bem aplicados para o desenvolvimento da agricultura em nosso município”, concluiu o chefe do executivo.