Saudadenses são presenteados com o livro “Jubileu de Prata na Comunicação Rural de Santa Catarina”

Nos anos de 1971 a 1996, o Engenheiro Agrônomo e Radialista Osman Gomes Santos coordenou a produção do programa de rádio Panorama Agrícola, inicialmente na Associação de Crédito e Assistência Técnica e Extensão Rural de Santa Catarina (ACARESC) e depois na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

Agora, em 2016, Osman lançou o livro “Jubileu de Prata na Comunicação Rural de Santa Catarina”, de 192 páginas, nas quais conta a história dos 25 anos de experiência, seu programa de rádio e seus quadros mais importantes. Além disso, Osman também mostra no livro uma experiência inédita em que ele e sua companheira Thereza (Dona Maria) realizaram cursos e palestras nas comunidades rurais de 07 municípios do oeste, selecionados conforme a audiência do programa de rádio, medida pelo número de cartas recebidas, escritas, principalmente, pelas filhas dos agricultores. São eles: São Domingos, Campo Erê, São José do Cedro, Cunha Porã, Palmitos, São Carlos e Saudades.

Nas comunidades rurais, enquanto Thereza dava cursos de Pintura em Tecidos para as mulheres, Osman fazia palestras sobre Êxodo Rural, sendo que no final, na sede do município, eram realizadas exposições dos trabalhos executados pelas treinandas que recebiam o certificado de conclusão do curso. Tudo isso foi registrado com fotografias e a relação completa de todas as treinandas, que chegaram a 728, nas comunidades rurais dos municípios contemplados.

O livro conta muitas outras histórias, inclusive de promoções realizadas pelo programa, com entrega de prêmios nas comunidades, além de produção de novela de rádio com grande repercussão entre os ouvintes. O objetivo final do autor é levar os livros para serem distribuídos a todas as treinandas, as quais participaram dos cursos de Pintura em Tecidos há mais de 20 anos.

Em Saudades, o curso de pintura aconteceu no período de 15 a 20 de agosto de 1994 e teve 105 participantes, de 05 comunidades: Santo Antão, Distrito de Juvêncio, Santa Catarina, Araçazinho e sede.

O ato de entrega dos livros aconteceu na quinta-feira (09/06), na Câmara Municipal de Vereadores, oportunidade em Osman efetuou a entrega de um exemplar do livro aos participantes do curso presentes que puderam comparecer. Os demais serão entregues pela Epagri nas próximas semanas.