CEI’s de Saudades festejam São João

As festas juninas são, em sua essência, multiculturais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha se originado nas festas dos santos populares em Portugal: a Festa de Santo Antônio, a Festa de São João e a Festa de São Pedro e São Paulo, principalmente. As roupas caipiras ou saloias são uma clara referência ao povo campestre que povoou, principalmente, o nordeste do Brasil e pode-se encontrar muitíssimas semelhanças no modo de vestir caipira no Brasil e em Portugal.

Do mesmo modo, as decorações com que se enfeitam os arraiais iniciaram-se em Portugal, junto com as novidades que, na época dos descobrimentos, os portugueses trouxeram da Ásia, tais como enfeites de papel, balões de ar quente e pólvora. Embora os balões tenham sido proibidos em muitos lugares do Brasil, são usados na cidade do Porto em Portugal com muita abundância e o céu se enche com milhares deles durante toda a noite. A dança de fitas típica das festas juninas no Brasil originou-se provavelmente da Península Ibérica.

A quadrilha, dança-símbolo da festa junina, tem como origem uma dança de salão francesa para quatro pares, chamada de “quadrille”. Ela chegou ao Brasil junto com a corte portuguesa, que trouxe para o país os modismos da vida europeia, e acabou sendo incorporada às tradições populares.

História à parte, durante o mês de junho, as festas juninas ganham destaque nos Centros de Educação Infantil (CEI’s) do município, com decorações tradicionais da festa, trajes e comidas típicas, música e muita dança. A comemoração das festividades de São João iniciaram na quarta-feira (22/06), no Programa contraturno. Na sexta-feira (24/06) foi a vez dos CEI’s Trenzinho Alegre, Cantinho Alegre, Pequeno Príncipe e Aquarela II. Já na terça-feira (28/06) a festança aconteceu no CEI Aquarela.