Secretaria de Agricultura avalia primeiro roteiro de coleta de lixo

No mês de junho, teve início o primeiro roteiro de coleta de lixo seco no interior do município de Saudades, para o ano de 2016, organizado pela Secretaria da Agricultura e em parceria com o Setor de Infraestrutura.

Neste ano, devido à mudança da legislação ambiental, a primeira coleta sofreu um atraso, já que foi necessária a licitação em função da metragem cúbica e não mais por peso, tendo o lixo que ser depositado em local adequado para a destinação final dos resíduos. “Pelo que podemos constatar, o volume de lixo será expressivo, ficando em torno de 500 metros cúbicos. São resíduos que serão retirados da propriedade e do meio ambiente, tendo uma destinação adequada”, afirma o Secretário de Agricultura, Jacinto Kreutz.

Jacinto lembra ainda que lixos como embalagens de agrotóxicos, pneus, pilhas, baterias, seringas e demais materiais contaminantes não serão recolhidos, pois necessitam de um destino específico. Lixos como lonas e outros materiais devem ser acondicionados em sacos plásticos, para facilitar o transporte. Também é importante que os resíduos sejam compactados, para diminuir a metragem cúbica, facilitando também o trabalho da equipe que faz o recolhimento.

Para a próxima semana, o roteiro de recolhimento de lixo será o seguinte:

Data de recolhimento

Comunidade

04 de julho (Segunda-feira)

Distrito do Juvêncio e Linha Borevi

05 de julho (Terça-feira)

Linhas Lajeado Pedro e Guabiroba

06 de julho (Quarta-feira)

Linha Fátima

07 de julho (Quinta-feira)

Linha Taipas

 

Se, eventualmente, em algum ponto, ficar lixo sem ser recolhido, Jacinto pede que o produtor entre em contato diretamente na Secretaria de Agricultura, pelo telefone 3334-0419, pois assim que for encerrado este primeiro roteiro, será feita a coleta do que eventualmente ficou para trás.

Até o final de 2016, a previsão é de que sejam feitas mais uma ou duas recolhas. “Logo após este roteiro, vamos reunir as equipes das Secretarias de Agricultura e Infraestrutura e avaliar a necessidade de fazer uma ou duas coletas até o final deste ano. Mas esta é uma decisão posterior; agora, estamos preocupados em concluir este trabalho e fazê-lo bem feito”, finaliza o Secretário Jacinto.