Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti será feito no município

Na quinta-feira (03), houve uma reunião na Câmara de Vereadores de Saudades, com a bióloga responsável pelo controle da Dengue no estado, Priscila Azeredo. O evento foi promovido pela Secretaria de Saúde do município.

Participaram do encontro, Agentes Comunitários de Saúde, responsável pelo Setor de Vigilância Sanitária Varnise Kipper e enfermeira responsável pelo controle da Dengue no município Marina Lunardi. Na oportunidade, a bióloga Priscila orientou sobre o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), que será realizado no final deste mês em Saudades.

“O Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti é uma metodologia que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de epidemia da doença”, explica a enfermeira Marina.

O objetivo do levantamento é identificar as áreas da cidade com mais proporção/ocorrência de focos do mosquito e os criadouros predominantes. Essas informações possibilitam a intensificação das ações de combate à Dengue nos locais com maior presença do mosquito Aedes aegypti, como mutirões, vistorias mais detalhadas, entre outras medidas que podem ser direcionadas para áreas de maior risco com a ajuda do LIRAa.

O levantamento será realizado dentro do perímetro urbano, onde foram mapeados 126 quarteirões e, destes, foram selecionados 25, por meio de um programa, onde serão realizadas as vistorias.

“O levantamento também é importante ferramenta de mobilização. O detalhamento do LIRAa por bairro tem o objetivo de dar a dimensão real sobre a incidência do Aedes aegypti para cada cidadão de Saudades”, conclui Marina.