25 novos Bombeiros Comunitários são formados

Foi realizada na última sexta-feira (09), na quadra poliesportiva da EMEF Saudades, a formatura de 25 Bombeiros Comunitários e também a promoção de 11 Bombeiros Comunitários.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Daniel Kothe, Tenente BM Cristiano Brandão – comandante da companhia do Corpo de Bombeiros de Saudades e Pinhalzinho, Sargento BM Evandro Rios, Juiz Márcio Preis e Promotor Edisson de Melo Menezes – da Comarca de Pinhalzinho, presidente da Associação dos Bombeiros Comunitários Zeno Mayer, presidente da Câmara de Vereadores Alécio Jahnke, além de demais vereadores, autoridades militares e civis e comunidade saudadense.

Conforme destacou Zeno Mayer, é extremamente essencial a parceria entre os Bombeiros Militares e os Bombeiros Comunitários. “Esse curso é algo muito importante para Saudades, pois há uma ajuda mútua entre as duas categorias. Hoje, a diminuição dos Bombeiros Militares é um grande problema e, por isso, precisamos muito dos Bombeiros Comunitários”, afirmou.

O Tenente BM Brandão destacou a importância do apoio da prefeitura municipal, bem como do Poder Judiciário e Ministério Público de Pinhalzinho, que esteve repassando recursos ao Corpo de Bombeiros, na ordem de R$ 11.677,00, para aquisição dos fardamentos aos formandos.

Brandão também disse da importância da integração entre Bombeiros Militares e Comunitários. “Esses alunos que estão se formando hoje vão começar a atuar junto com o Corpo de Bombeiros, e isso é importante porque gera uma maior integração com a comunidade. O mais importante desse trabalho é que vamos ter mais 25 pessoas capacitadas dentro da própria comunidade para fazer um primeiro atendimento, em situações de maior emergência”, disse.

Em sua fala, o prefeito Daniel Kothe disse da importância dos Bombeiros no município, realizando muitas ações junto à comunidade. “Tem sido essencial esse trabalho e é importante destacar também o caráter voluntário dessas pessoas. Na sociedade de hoje, onde temos muitos compromissos e o trabalho sempre é intenso, esse grupo de cidadãos que se dispõem a trabalhar como voluntários é algo louvável, assim como acontece nos clubes de serviço, usando seu tempo livre para auxiliar os outros”, frisou.

Daniel parabenizou os Bombeiros Militares e a Associação dos Bombeiros Comunitários, bem como o trabalho e empenho de todos que foram e são voluntários. “É importante que a comunidade tenha consciência de que estes valores que nós contribuímos mensalmente para a estruturação do Corpo de Bombeiros, assim como as taxas que são cobradas de vistorias e licenças, estão sendo investidas em ações de segurança em prol da comunidade. Às vezes, há algum tipo de preconceito, mas, no entanto, todas as exigências são para a prevenção e a segurança das pessoas”, concluiu o prefeito.