Dengue: cuidados devem continuar

A Secretaria de Saúde e o Setor de Endemias de Saudades vêm lembrar a todos os munícipes para que não deixem de lado os cuidados com a Dengue.

Saudades, desde as datas de 24/10/2016 a 12/12/2016 registrou 12 focos do mosquito Aedes aegypti. “Isso significa que o vetor está em Saudades, ou seja, o mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya. Então, os cuidados devem ser tomados, principalmente nesta época de intenso calor e de férias, onde muitas pessoas enchem piscinas, e não as tratam, sendo este um criadouro ideal para a fêmea colocar seus ovos”, lembra a responsável pela Vigilância Sanitária, Varnise Kipper.

Outra orientação é quanto aos brinquedos das crianças, lonas para cobrir materiais, e outros locais que possam acumular água. “É realmente necessário que todos estejam atentos e que não permitam que existam locais com água parada. Pedimos ainda atenção especial para os cuidados com as calhas das residências, para que as mesmas sejam limpas, além de verificar as cisternas, para que estejam realmente fechadas, pois o mosquito tem 0,5 milímetros e qualquer buraco é o suficiente para ela entrar e colocar seus ovos”, aponta Varnise.

De acordo com ela, mesmo o ladrão de entrada da água precisa ser telado, pois a fêmea entra por este ladrão e vai até a cisterna, pondo seus ovos na parede; após a eclosão, o mosquito sai pelo mesmo ladrão de entrada que entra a água. “Pedimos também, para que todas as empresas, nessa época de férias, estejam verificando ralos, vasos sanitários, caixas de água,  lajes, vasos de flores, pois se a empresa ficar fechada por um período de férias, o mosquito terá locais ideias para se proliferar, e poderá ter de 4 a 5 ciclos de proliferação, sendo que casa fêmea põe de 100 a 300 ovos e pode efetuar 3 postagens de ovos’, destaca Varnise.

Conforme destaca a responsável pela Vigilância Sanitária, toda a população precisa colaborar, pois só assim será evitada uma epidemia de Dengue em Saudades e, para isso, cada morador deverá levar a serio as orientações repassadas pela equipe de Saúde e fazer em casa a sua parte. Em caso de dúvidas, Varnise lembra que a população pode estar procurando a equipe de Endemias do município.