Realizada assembleia geral do OP para 2017

Aconteceu na tarde da sexta-feira (16), no Centro de Convivência dos Idosos, a assembleia geral do Orçamento Participativo para o ano de 2017. Na oportunidade, foram apresentadas e homologadas as propostas de cada comunidade e bairro para o próximo ano.

Estiveram presentes, o prefeito Daniel Kothe e esposa Liane, presidente da Câmara de Vereadores Alécio Jahnke, Secretários Rogério Sehnem (Administração), Jacinto Kreutz (Agricultura) e José Ricardo Ternus (Saúde), Assistente de Planejamento e Gestão Administrativa Alexandre Schuh, assistente social Giley Veiga, conselheiros do OP Padre Geraldo Tecchio e Cléo Antônio Henn, auditor de controle interno Elói Hoss, assessora jurídica do município Juliana de Oliveira, chefe de gabinete Claci Kollet, além de delegados e representantes das 28 comunidades e bairros beneficiados.

Para o próximo ano, os pagamentos dos convênios terão início no mês de julho, com a seguinte sequência:

– Julho: Linhas Fátima, Cruzeiro, Guabiroba, Coxilha, Taipas e Jacutinga;

– Agosto: Linhas Tigres, Santa Catarina, São Carlos, Bonito/Flamengo, Santo Antão e Bairro Palmeiras;

– Setembro: Bairro Morada do Sol, Linhas Jaboticaba, Jacutinga Alta, Itapé, Alto Solteiro e Alto Maipú;

– Outubro: Linhas São Luiz, Araçazinho, Santo Afonso, Nossa Senhora Aparecida, Distrito de Juvêncio e Bairro Boa Vista;

– Novembro: Linhas Araçá, Santa Terezinha, Lageado Pedro e Solteiro.

Conforme relata o morador do Distrito de Juvêncio, Guerino Back, o OP tem uma grande importância, à medida que auxilia todas as comunidades. “Tem-se notado uma boa ampliação e revitalização dos ginásios e espaços das comunidades. Eu acho que esse programa precisa continuar, pois também fomenta o diálogo entre a comunidade e com o poder público”, afirma.

O conselheiro do OP, Cléo Antônio Henn, falando em nome do órgão, destaca que as comunidades vêm investindo os recursos da melhor forma possível. “Não é só o valor repassado pela administração, mas também a contrapartida aplicada. Isso faz com que as comunidades melhorem as suas estruturas e com certeza traz um novo ânimo às pessoas”, frisa.

Falando em nome da Câmara de Vereadores, o presidente da casa, Alécio Jahnke, disse da importância dessa política pública implantada pelo município com o apoio do legislativo. “Mais uma vez, reunimos todos os líderes e delegados do Orçamento Participativo. Isso é sinal que o programa deu certo e com certeza continuará. Todos estão de parabéns, tanto o poder público quanto as comunidades e bairros”, aduz.

De acordo com o prefeito Daniel Kothe, para 2017, serão novamente assinados 28 convênios, onde os recursos serão aplicados de acordo com o que as pessoas decidiram. “Acredito que é uma iniciativa importante da administração municipal. Investimos, até agora, praticamente R$ 400 mil neste programa e vamos manter essa iniciativa sempre envolvendo as comunidades e bairros para que a gente tenha os espaços comunitários bem organizados e para que possamos valorizar todas as comunidades igualitariamente”, conclui.

A assinatura dos convênios do OP acontecerá no dia 31 de março de 2017, às 14 horas, na Câmara de Vereadores. Todos os documentos necessários para firmar o convênio devem ser entregues, na prefeitura de Saudades, até a data limite de 15 de março de 2017.