Câmara de Vereadores devolve R$ 160 mil ao município

Na tarde de terça-feira (20), o presidente da Câmara de Vereadores de Saudades, Alécio Jahnke, acompanhado do vereador e secretário da mesa diretora Everson Jandrei Weber, esteve na prefeitura municipal, fazendo a devolução de R$ 160 mil em recursos economizados pelo Legislativo neste ano.

O gesto da Câmara, em devolver os recursos, já é tradicional no município; o Legislativo dispõe, por lei, de 6% do orçamento para ser usado como custeio e para as demais despesas.

O presidente do Legislativo, Alécio Jahnke, disse estar satisfeito em poder contribuir, com a devolução de um valor expressivo, que virá ao encontro das necessidades do município neste final de ano. “Isso é fruto de um grande trabalho de economia. Fizemos esse gesto de contribuição também em face dessa crise que vivemos”, frisou.

Além disso, Alécio destaca que o Legislativo decidiu por não aumentar o salário dos vereadores para a próxima legislatura. “Nós, em conjunto, chegamos a essa conclusão de não reajustar os salários, embora a lei nos dá esse direito, mas pensamos em contribuir e não reajustar”, aduziu.

Alécio falou ainda de outro projeto de lei aprovado, onde, a partir da próxima legislatura, será descontado o salário dos vereadores que faltarem às sessões sem haver um motivo devidamente justificado e de relevância. “O vereador que não comparece em sessão terá desconto proporcional às sessões realizadas durante o mês. Claro que o trabalho do vereador não se resume somente às quatro sessões ordinárias do mês; esta é apenas uma formalidade da lei. O trabalho do vereador não tem hora, dia ou lugar, ele deve estar sempre atento às demandas da população”, completou.

A posse dos vereadores, do vice-prefeito e do prefeito eleitos acontecerá no dia 01 de janeiro de 2017, no Clube XV de Novembro, a partir das 10 horas da manhã. Já a sessão de instalação da próxima legislatura ocorre no dia 02 de janeiro, às 16 horas, na Câmara de Vereadores.

Para o prefeito Daniel Kothe, este valor devolvido pelo Legislativo é de muita importância para o município, principalmente neste ano, em virtude da crise financeira enfrentada. “Vamos usar esse valor para fechar as contas de final de ano e, especialmente, deixar em dia a folha de pagamento dos nossos servidores”, afirmou.

Kothe agradeceu o trabalho dos vereadores nos últimos quatro anos, onde a boa gestão proporcionou uma expressiva economia de recursos que sempre foi revertido ao executivo, que também faz um bom uso desses valores. “Fica o nosso reconhecimento à Câmara de Vereadores, que tem essa responsabilidade de, junto com o executivo, fazer essa economia. Possivelmente, em outros municípios isso não ocorre como aqui, mas em Saudades os vereadores têm esse compromisso para com o dinheiro público e isso com toda a certeza faz a diferença”, concluiu o prefeito Daniel.