Administração e MMC promovem palestra alusiva ao Dia Internacional da Mulher

A Administração Municipal de Saudades, juntamente com o Movimento das Mulheres Camponesas (MMC) promoveu, no último sábado (04), tendo como local o Clube XV de Novembro, palestra alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março.

Estiveram presentes, o prefeito Daniel Kothe e primeira-dama Liane Vitali Kothe, segunda-dama Zenaide Prestes, vice-presidente do legislativo Alécio Jahnke e vereadora Marilise Warmling, Deputado Estadual Dirceu Dresch, Secretários Alison Hoss (Educação), Alexandre Schuh (Assistência Social) e Flávio Hübner (Infraestrutura), coordenadora do MMC Elise Henn, além de grande número de mulheres do interior e da cidade.

A palestrante da tarde, Cristiana da Luz, abordou o tema “Empreendendo uma vida apaixonante”; logo após os pronunciamentos e a palestra, foi servido um coquetel às participantes.

A primeira-dama Liane, que fez a abertura do evento, destacou as conquistas que as mulheres tiveram nos últimos anos, mas também falou sobre a continuidade das lutas. “Gostaria de parabenizar todas as mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher. Essa é uma data que temos para comemorar as importantes conquistas, ao longo da nossa história, mas também para refletir sobre os grandes desafios que temos ainda pela frente”, disse.

O Deputado Estadual Dirceu Dresch parabenizou a Administração Municipal e o MMC pela organização do evento. “A nossa vida é pautada na luta pelos direitos e valorização das mulheres e homens. Temos muito ainda a caminhar, e encontros como esse são fundamentais para avançarmos nos direitos, principalmente das mulheres, que fazem parte de uma classe mais oprimida”, afirmou.

Para o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Saudades, Alécio Jahnke, é importante refletir sobre o que foi conquistado, mas sem esquecer do passado. “Além de comemorar, precisamos manter a luta para manter os direitos conquistados ao longo da história”, pontuou, parabenizando os organizadores do evento.

A coordenadora do MMC, Elise Henn, destacou que a palestra foi um momento de troca de experiências. “O Dia 08 de Março é uma data de referência para o próprio Movimento das Mulheres Camponesas, pois é um dia de luta e resistência em honra às mulheres que foram mortas em 1857 [evento que deu origem ao Dia Internacional da Mulher]. É um momento de repúdio à violência contra a mulher. Mas também é um dia de comemoração, pois as mulheres precisam ser lembradas todos os dias, como alguém que gera vida, que cuida, que ama e que dá a vida pela família”, frisou.

Conforme o prefeito Daniel Kothe, este evento foi uma oportunidade para as mulheres estarem conscientes sobre sua importância no dia a dia. “Sabemos que é muito desafiador que uma sociedade consiga avançar nos direitos fundamentais. Temos no Brasil, ainda, muitas dificuldades, pois existe muita discriminação, também quanto às mulheres, que continuam sendo minoria na política, recebendo menos no trabalho e, por isso, existem desafios grandes a serem superados quanto à igualdade de gênero”, comentou.

Kothe disse ainda que o intuito desses eventos é trabalhar para que a sociedade perceba que a mulher tem um papel importante na comunidade, na politica, na família, no trabalho e nos diferentes espaços onde ela atua. “Nesse dia 08 de março, é importante que façamos essas reflexões, para que os direitos sejam mantidos e as lutas continuem. E nós, homens, precisamos sempre fortalecer os laços de igualdade dentro da família e com toda a sociedade. Parabéns a todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher”, finalizou o prefeito Daniel.