Administração e Hospital Saudades firmam convênio para 2017

Na noite da última quinta-feira (09), durante a sessão da Câmara de Vereadores, a administração municipal formalizou o convênio com Hospital Beneficente de Saudades para este ano.

Além dos vereadores presentes à sessão ordinária, estiveram ainda participando do ato, o prefeito Daniel Kothe, o Secretário da Saúde José Ricardo Ternus, o presidente do Hospital Celito Werlang, diretoria e colaboradores da instituição.

O município repassará, neste ano, R$ 406 mil, referentes ao convênio, divididos e, 12 parcelas; além disso, a administração municipal pagará o sobreaviso para o Hospital, sendo que o valor deve ultrapassar os R$ 350 mil no ano.

Conforme o Secretário Zé Ricardo, este é um momento importante, pois o Hospital faz o trabalho da saúde curativa, enquanto a Secretaria tem como foco a prevenção. “O Hospital precisa trabalhar 24 horas por dia. A receita às vezes é pequena e a instituição tem dificuldades para manter seus trabalhos. Mas estamos satisfeitos, pois já no governo passado, conseguimos honrar com os nossos compromissos e fazer os repasses do município em dia”, disse.

Durante os últimos quatro anos, a administração municipal destinou R$ 1.411.600,00 referentes ao convênio; além disso, de 2013 a 2016, foram mais R$ 1.392.000,00, o que corresponde a um valor total de R$ 2.803,600,00 no período. “Entendemos que, com isso, conseguimos promover uma qualidade de vida melhor à nossa população. Neste mês de março, iremos repassar as três primeiras parcelas do ano, o que significa mais de R$ 100 mil para o Hospital”, acrescentou Zé Ricardo.

O presidente do Hospital, Celito Werlang, acredita que o repasse dos valores é muito importante para a manutenção da instituição. “Estamos satisfeitos, principalmente porque o município, além da inflação do ano, deu um pequeno incremento a mais no valor e que vem complementar os recursos tão escassos que o Hospital tem. De outro modo, sabemos que a instituição faz sua parte, atendendo aos nossos cidadãos, no que o SUS não cobre. Essa parceria precisa continuar e é preciso também reconhecer que a administração municipal tem um carinho especial pelo Hospital”, destacou.

Celito conclamou também à população para auxiliar na manutenção do Hospital. “Estamos apostando nesse projeto de contribuição espontânea, que já está andando e temos a expectativa de fechar o primeiro trimestre atingindo 50% da meta, que é alcançar R$ 6 mil por mês. Com isso, vamos igualar o custo anual que o Hospital tem, chegando ao final do ano com as contas em dia”, completou.

O prefeito Daniel Kothe, em sua fala, disse sobre as limitações legais que o município está enfrentando na assinatura de convênios, em decorrência da entrada em vigor da Lei 13.019/14. “Estamos num momento diferente. A realização de convênios ficou muito restrita e, hoje, apenas duas entidades estão habilitadas para receber valores da prefeitura municipal, que são o Hospital e a Apae, sendo vedado o repasse de qualquer tipo de recurso público para entidades que não sejam filantrópicas”, explicou.

Também, em sua fala, Kothe reafirmou a parceria entre municipalidade e Hospital. “São recursos bastante significativos e estratégicos para a manutenção dessa casa de saúde. A nossa parceria está bastante fortalecida e novos projetos já estão sendo desenvolvidos. Mas é essencial também que a nossa comunidade se mantenha mobilizada em torno dessa causa. Essa campanha que estamos fazendo, onde todos os cidadãos estão recebendo as visitas, por meio dos Agentes Comunitários de Saúde, já está dando um bom resultado e isso vai ajudar para que o déficit que o Hospital tem seja diminuído e gradativamente, vamos aumentar a qualidade dos serviços prestados pela entidade. Todos somos corresponsáveis pela manutenção dessa estrutura: Governos Municipal, Estadual, Federal e também os cidadão saudadenses”, concluiu o chefe do executivo.