Arcafar-SC realiza reunião em Saudades

Na sexta-feira (10), aconteceu na Casa Familiar Rural de Saudades, mais uma reunião da Arcafar-SC, que contou com a participação de representantes das CFR’s de Saudades, Modelo, São José do Cedro, Seara, Caibi, Riqueza e Iporã do Oeste.

Ainda, estiveram presentes o Presidente da Arcafar-SC Alexandre Schuh, Deputado Estadual Dirceu Dresch, coordenador pedagógico da Arcafar-SC José Luiz Lorenzini e Secretário da Educação de Saudades Alison Ivonei Hoss. Na oportunidade foram discutidos desafios e metas para 2017, a fim de fortalecer ainda mais o trabalho das Casas Familiares Rurais de Santa Catarina.

Conforme o Secretário Alison, hoje a CFR de Saudades tem três turmas do Curso Técnico em Zootecnia, totalizando 44 alunos estudando na instituição. “Todos os professores já estão contratados e já vamos para a terceira semana de aulas”, destacou. Ainda no início da semana, foi feita a Assembleia da Casa Familiar rural, onde foram discutidos diversos assuntos e sendo também eleita a nova diretoria, que ficou assim composta:

– Presidente: Pedrolino Wickert;

– Vice-presidente: Andrea Pandolfo;

– 1ª secretária: Tatiane Sander;

– 2ª secretária: Karina Mohr Hubner;

– Tesoureiro: Rafael Herbert;

– Vice-tesoureiro: Miguel Mossmann;

– Fiscais: Sidney Bogorny, Jacinto Kreutz, Alison Hoss, João Schmatz e Silvério Watte; Suplentes: Paulo Maldaner, Joice Hackenhaar e Evelise Monego.

Outra questão importante destacada por Alison foram os convênios que a instituição tem com os municípios e as mudanças decorrentes da Lei 13.019/14. “Estamos encontrando algumas dificuldades para realizar convênios com órgãos públicos. Mas são questões que estão sendo discutidas e debatidas, aonde vamos nos reunir com as administrações desses municípios que têm alunos participando na Casa Familiar Rural e chegar a um entendimento para que esse repasse aconteça e as atividades continuem”, disse.

O presidente da Arcafar-SC, Alexandre Schuh, por sua vez, destacou que o foco de atuação da entidade é unificar as associações locais. “Hoje, são 11 casas no estado de Santa Catarina, onde trabalhamos com mais de 500 jovens que estão em formação, além de um número expressivo de alunos já formados, trazendo um respaldo para a educação no campo”, comentou.

Para os próximos dias, deve ser assinado um convênio com o estado para contratação de monitores e merendeiras. “O nosso trabalho é global, envolvendo municípios, estado e também a nível federal. A Casa Familiar de Saudades hoje tem um grande destaque e isso se deve, principalmente, ao trabalho dos profissionais que atuam e já atuaram nessa instituição”, finaliza Alexandre.