Prefeito Daniel realiza viagem de trabalho à capital catarinense

Na última semana, entre a quarta e sexta-feira (17 a 19), o prefeito Daniel Kothe, acompanhado dos vereadores Alécio Jahnke, Eliseu João Kreutz (Lito), Marilise Warmling e Jones Mohr, esteve na cidade de Florianópolis, onde a comitiva saudadense cumpriu uma extensa agenda de trabalho.

Na oportunidade, o prefeito e os vereadores visitaram os gabinetes dos deputados estaduais Valdir Cobalchini, Mário Marcondes, Dóia Guglielmi, Silvio Dreveck, João Amin, César Valduga, Marcos Vieira, Dirceu Dresch, Luciane Carminatti, Mauro de Nadal e Altair Silva. “Foram onze pedidos entregues, solicitando auxílios financeiros para o nosso município, para realização de asfaltamento, aquisição de máquinas e equipamentos e também para o nosso hospital”, destaca o prefeito Daniel.

Kothe explica que o município está na expectativa do lançamento do Fundo de Apoio aos Municípios (FUNDAM 2), onde cada deputado terá uma parcela de emendas, que poderão ser destinadas por meio do governo do estado aos municípios. “Assim, o principal objetivo das nossas conversas junto com os parlamentares foi realizar esse pedido para que Saudades seja lembrado na destinação destes recursos por intermédio dos parlamentares, pois, com esse recurso extra, poderemos realizar diversos investimentos”, frisou.

Ainda, o prefeito esteve na Secretaria de Estado da Defesa Civil, onde foi pleiteado um kit de transposição de obstáculos, para ser efetivada a reconstrução da ponte entre as linhas Santa Catarina e Araçazinho. “Tivemos uma resposta positiva do Secretário Rodrigo Moratelli. Já está autorizada a doação de um kit para instalarmos no local. Agora, será feita a parte prática, ou seja, vamos terminar as cabeceiras das pontes nas Linhas São Carlos e Maipuzinho, que estão em fase de conclusão e, na sequência, queremos iniciar a construção das cabeceiras nessa localidade para que possamos, num espaço de tempo mais curto possível, efetivar a conclusão dessa nova ponte”, aduziu Kothe.

Na Secretaria de Estado da Infraestrutura, o prefeito Daniel esteve pleiteando a reconstrução da passarela sobre a ponte na Avenida Brasil. Também, foi solicitado o projeto de revitalização do trecho entre Pinhalzinho e São Carlos da SC-160, além da construção de espaços para caminhada e ciclovia nos trechos entre a cidade e a Linha Cruzeiro, e da sede até o Bairro Palmeiras.

Já na Secretaria de Agricultura, foram solicitados máquinas e equipamentos. “Inclusive, vamos receber agora um trator, que é proveniente de emenda parlamentar do Deputado Federal Esperidião Amin, vinculado à Secretaria. Também apresentamos o programa de combate à brucelose e tuberculose, que o município está querendo trabalhar, e vamos tentar montar uma parceria com a Cidasc”, destacou.

Ordem do Mérito Industrial

Na sexta-feira pela manhã, aproveitando a ida a Florianópolis, o prefeito Daniel participou da solenidade de entrega da Ordem do Mérito Industrial e Mérito Sindical, realizada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).

Na oportunidade, o empresário saudadense José Samuel Thiesen esteve recebendo a Ordem do Mérito Industrial, junto com outras personalidades do estado. Ao longo da história, seis empresários do oeste catarinense já foram contemplados com a honraria, sendo que outro empresário saudadense – Vilson Hermes, também já foi homenageado.

Conforme o prefeito Daniel, a indústria saudadense, por meio de seus empresários, tem uma importância muito grande na geração de empregos e renda. “Acho que isso precisa ser lembrado e a nossa presença lá foi justamente por isso, para valorizar a coragem e o empreendedorismo do José Samuel Thiesen, o que precisa ser muito destacado, mas pensando também no conjunto de trabalhadores que estão nas indústrias, no dia a dia, trabalhando e batalhando para que o município cresça e se desenvolva e também tendo a oportunidade, com o emprego, de sustentar a sua família”, frisou.

O chefe do executivo aponta ainda que há a perspectiva da instalação de novos empreendimentos em Saudades, bem como ampliação dos já existentes, o que valoriza o município e traz desenvolvimento. “Mais uma vez, eu quero parabenizar todos os nossos empresários, em nome do José Samuel, que têm a coragem de continuar investindo, mesmo num momento de economia instável, com as dificuldades que estamos enfrentando com a crise política que está aí, mas mesmo assim, tivemos grandes avanços e anúncios de novos investimentos”, finalizou o prefeito Daniel.

Perfil do homenageado José Samuel Thiesen

Filho de agricultores e vindo de uma família de 13 irmãos, Thiesen é natural de Rio Pardo (RS). Mudou-se para Saudades aos quatro anos de idade, em 1948, e no final da década de 1960 foi morar na Suíça, onde viveu por quatro anos. De volta ao Brasil, em 1974 fundou, junto com líderes cooperativistas, a Ceraçá (Cooperativa de Eletrificação Rural Vale do Araçá), empreendimento que nasceu com a missão de levar energia elétrica para as propriedades rurais de Saudades e outras cidades da região.

Ao longo dos anos, a organização foi crescendo e diversificando os negócios e hoje emprega cerca de mil trabalhadores. Atua nas áreas de distribuição de energia, elaboração de projetos de energia para indústria, construção civil e agricultura, execução de obras de construção civil residenciais, comerciais e industriais, além de possuir uma rede regional de lojas que comercializa materiais de construção, elétricos e eletrodomésticos.

Thiesen também fundou as empresas Finestra, que fabrica móveis de madeira maciça, e a Mauê, que é composta por Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH’s). No total, José Samuel tem 11 empresas em diversos segmentos.