Município de Saudades conclui mais duas pontes

Na terça-feira (28), a Secretaria de Infraestrutura de Saudades, em parceria com a Defesa Civil do estado de Santa Catarina, efetuou a execução e instalação de mais dois kits de transposição de obstáculos, concluindo assim a construção de mais duas pontes no perímetro rural.

O vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan) e o Secretário de Infraestrutura Flávio Hübner, acompanharam a instalação dos kits, sendo um na Linha Maipuzinho, próximo à propriedade de Nilvo Pappis e outro na Linha São Carlos, próximo à propriedade de Dirceu Graeff.

Conforme o vice-prefeito Sadan, essas eram obras que tinham sido estabelecidas como metas pela administração, uma vez que, devido às chuvas recorrentes, os bueiros existentes acabavam gerando diversos transtornos às pessoas que se utilizavam das vias para se deslocar. “A nossa meta é fazer, dentro dos próximos quatro anos, 40 pontes em concreto, para solucionar problemas que já são crônicos em nosso município. Esse já é um pontapé inicial de grande monta, junto com o Governo do Estado, o qual a gente agradece”, comentou.

O município fica responsável pela construção e aterro das cabeceiras, enquanto a Defesa Civil do estado fornece os kits de transposição, que são montados já no local, em poucas horas, agilizando a liberação do tráfego para veículos de qualquer porte.

Sadan comenta ainda que a administração vem realizando diversas outras obras, concomitantemente, como a construção do muro na escola nova, drenagens na Rua Quintino Bocaiúva, dentre outros trabalhos. “Tudo isso nos dá o alento de que estamos nos esforçando e fazendo a nossa parte para que o nosso município passe a dar condições cada vez melhor aos munícipes, em termos de trafegabilidade e estrutura, dentro do que é a responsabilidade do poder público”, completa Sadan.

7 pontes já foram construídas nesse sistema

O vice-prefeito Sadan lembra que, até o momento, são sete pontes construídas nesse sistema, em parceria com a Defesa Civil do estado e com o Governo Federal.

“A primeira foi construída na Linha Araçazinho. Temos uma ainda na Linha Santa Catarina, próxima ao salão da comunidade, que é uma ponte de 15 metros. Temos duas na Linha Borevi, que foram levadas pela enchente de 2015 e uma na Linha Cruzeiro, sendo estas três últimas pontes conseguidas junto ao Ministério da Integração Nacional. E além disso, mais essas duas que foram concluídas nesta semana”, frisa Sadan.

Ponte na Linha Santa Catarina será reconstruída

Sadan fez também o anúncio de liberação de mais um kit de transposição de 15 metros, que será instalado na Linha Santa Catarina, próximo à madeireira Kreutz, no local onde a ponte foi destruída com a enchente de 2015.

“Essa é a última ponte que foi destruída naquela enchente e que ainda não recuperamos. Mas já temos concretizado a liberação do kit e, nos próximos meses, trabalharemos em cima disso, para executar a construção de mais essa ponte”, aduziu o vice-prefeito.

Município executou mais 6 pontes com recursos próprios

Além das 7 pontes construídas em parceria com a Defesa Civil do estado, a gestão de Daniel e Sadan construiu, com recursos próprios do município, em menos de quatro anos e meio de governo, outras 6 pontes em concreto, além de ampliar as tubulações em centenas de pontos no interior do município e também com a construção de diversas galerias pluviais na cidade.

“Temos diversas pontes executadas com recursos próprios, dentro de um projeto nosso de engenharia, em parceria muitas vezes com a Ceraçá, que fabrica as vigas, e já conseguimos executar 6 pontes nesse sistema”, comentou Sadan.

O vice-prefeito novamente reforçou que a meta, em quatro anos, é fazer a construção de 40 pontes em concreto. “São pontes que precisam ser feitas, pois dão grandes transtornos, quando ocorrem chuvas mais fortes. As mesmas estão concentradas nas linhas Fátima, Taipas, Alto Solteiro e outras comunidades do interior, onde os problemas são recorrentes. Vamos solucionar isso de uma vez por todas e definitivamente”, concluiu o vice-prefeito Sadan.