Prefeito em exercício Sadan, secretários e vereadores visitam obras

Na tarde da última segunda-feira (14), o prefeito em exercício Osmar Prestes (Sadan), acompanhado dos secretários Flávio Hübner (Infraestrutura), José Ricardo Ternus (Saúde), Rogério Antônio Sehnem (Administração) e Alison Ivonei Hoss (Educação) e dos vereadores Alécio Jahnke, Marilise Warmling, João Brancher, Elizeu Kreutz (Lito) e Nestor Hickmann, além de colaboradores da administração, estiveram visitando três pontes que o município executou.

Duas pontes já foram concluídas, sendo uma na Linha Maipuzinho e outra na Linha São Carlos; outra, na Linha Santa Catarina, está em fase de execução. Conforme Sadan, o objetivo da visita foi oportunizar a vereadores e secretários conhecer um pouco mais sobre as obras que o município está tocando, no setor de infraestrutura.

“Podemos ver de perto o quão difíceis são muitas obras que estão sendo realizadas no município. É bom que se visite, que se tenha conhecimento, para que todos saibam que, ao executar uma obra, muitas vezes a gente tem certos empecilhos, como foi o caso da ponte na Linha Santa Catarina, onde, além de não achar uma laje para fixar as cabeceiras, tivemos que aprofundar muito abaixo do leito do rio a estrutura, para conseguir fazer uma laje de concreto, além das chuvas vão atrasar a obra em alguns dias”, disse Sadan.

Sadan explica ainda que, além das cabeceiras, o município desenvolve o trabalho de aterramento, que demanda muito trabalho. “São prioridades que temos e que necessitam ser feitas. Essa é a última ponte destruída na enchente de 2015 e que ainda não havia sido recuperada”, resume o prefeito em exercício.

Conforme o gestor, esta é a 7ª ponte do ano construída em concreto, pela Administração Municipal; a meta, em quatro anos de governo, é construir 40 pontes em alvenaria, substituindo tubulações e antigas pontes em madeira.

“Os vereadores e secretários, muitas vezes, apenas conversando, não têm o conhecimento do quão difícil e quão trabalhoso é executar essas obras. A partir do momento em que se faz a visita, acontece uma integração e um entendimento de como isso é desenvolvido, do tempo que se leva e as dificuldades em fazê-las e, em função disso, muitas vezes não damos conta da demanda de serviços que existem em nosso município”, completou Sadan.

Além disso, a Administração tem como princípio fazer obras bem-feitas, trazendo segurança à população e executando serviços que não tragam mais transtornos, beneficiando os munícipes saudadenses. “Então, esse é o contexto: uma integração de ideias entre os setores, tanto entre o executivo e o legislativo, onde os vereadores de todos os partidos foram convidados, bem como com os secretários, que precisam saber como caminhar dentro do planejamento, tendo cuidado com o dinheiro público e priorizando o que é mais necessário ao nosso município”, aduziu Sadan.

Fazer mais, com menos

Além da busca na qualidade das obras executadas, o prefeito em exercício Sadan destaca que a Administração de Saudades vem trabalhando com foco no princípio da economicidade dos recursos públicos.

Sadan exemplifica que, numa pré-licitação para execução das cabeceiras de duas pontes por meio de empresas particulares, o valor atingiria cerca de R$ 160 mil, se fosse contratada uma empresa para execução.

Entretanto, a partir de um sistema pioneiro na região, onde os próprios funcionários do DMER executam as cabeceiras, construindo-as a partir de moldes feitos em chapas de ferro, o município gastou pouco mais de R$ 35 mil para execução das cabeceiras das duas pontes.

“O serviço é feito com garantia, supervisionado por engenheiros, tudo dentro das conformidades técnicas e legais. Além disso, tivemos uma economia de mais de R$ 125 mil. É dessa maneira que propomos nosso trabalho, com muito cuidado com dinheiro público, com muito empenho e muita qualidade também, primando por isso, fazendo obras que não ficam abaixo do que foi contratado no passado. Temos a segurança de que é possível fazer as cabeceiras dentro de um custo baixo e com ótima qualidade”, ponderou o gestor municipal.

Sadan aponta ainda que, com o dinheiro economizado, a administração pretende executar mais pontes no interior do município. “É dessa maneira que trabalhamos, com muito cuidado com dinheiro público e com muito planejamento, pensando em qual é a estrutura que pretendemos implantar, não só para a nossa administração, mas para os futuros prefeitos, para que tenham condições de avançar ainda mais, gerando qualidade de vida ao nosso produtor rural”, concluiu o prefeito em exercício.