Prefeito em exercício Sadan conhece fábrica de geradores da Ceraçá

Na manhã desta terça-feira (15), o prefeito em exercício de Saudades, Osmar Prestes (Sadan), esteve visitando a empresa Ceraçá, a convite do presidente José Samuel Thiesen e do gerente da fábrica de geradores, Saul Klein, onde o gestor municipal pôde conhecer a fábrica de geradores da cooperativa.

Na oportunidade, a Ceraçá estava efetuando o carregamento de um gerador de grande porte, que foi adquirido pelo Supermercado Irani, situado na cidade de Cascavel, no Paraná. “É um equipamento de 750 kVA e vai atender praticamente toda a unidade consumidora deles. Esse grupo gerador vai atender todo dia, no horário de pico, satisfazendo a demanda de energia que o mercado tem hoje”, explicou o gerente Saul.

A Ceraçá tem hoje vários modelos de grupos geradores, com diversas potências, atendendo as mais diversas linhas de clientes, tanto empreendedores rurais quanto estabelecimentos comerciais, industriais, condomínios, hospitais, postos de combustíveis, hospitais e outros empreendimentos no meio urbano. Os equipamentos são movidos a diesel.

“Hoje, já estamos projetando um protótipo de equipamento movido a biogás também, que acredito que, daqui a uns três meses, será lançado no mercado”, comentou Saul. De acordo com o gerente, esse novo tipo de grupo gerador de energia elétrica será movido a partir do gás obtido dos dejetos suínos, por meio de biodigestor, e será de grande utilidade aos agricultores que têm uma grande demanda de energia.

“Não vão ser equipamentos de custo muito alto e, com certeza, isso vai ser viável para o produtor, pois o gerador irá se pagar com a economia em energia elétrica, que será obtida a partir do gás gerado na própria propriedade. Com certeza, isso vai dar um grande retorno aos agricultores da nossa região”, aduziu Saul.

Em termos de mercado consumidor, a Ceraçá comercializa atualmente os geradores principalmente nos três estados da região sul do Brasil – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – mas já está atuando em outros estados como Minas Gerais, Goiás e São Paulo. “Estamos expandindo nossas vendas para todo o Brasil. Também, estamos iniciando alguns trabalhos de exportação, mas não começamos a atuar nessa área ainda. Vamos buscar atender nossos clientes muito bem a nível de Brasil e, posteriormente, expandir a venda para outros países”, completou o gerente.

Para o prefeito em exercício Sadan, a Ceraçá tem uma eficiência significativa em produzir geradores, inclusive de grande porte, suprindo a demanda do mercado. “Ficamos muito felizes em ver a capacidade do nosso investidor saudadense, a capacidade de agregar outros mercados diferenciados e, a Ceraçá, mais uma vez nos surpreende, em estar inserida nos diversos ramos do mercado, gerando diversos empregos e renda aos nossos munícipes”, disse.

Conforme Sadan, a Ceraçá é uma empresa séria e que trabalha em prol do crescimento do município. “Gostaria de parabenizar o presidente da Ceraçá, José Samuel Thiesen, bem como todos os empresários da nossa cidade, os investidores que fazem com que o nosso estado e o nosso município sintam menos a crise econômica que existe no país. Isso se deve ao nosso povo, que é empreendedor por natureza e, por este motivo, temos a grata satisfação e ficamos muito lisonjeados em administrar um município como Saudades, onde o nosso povo faz a diferença e só temos a ganhar em qualidade de vida para os nossos cidadãos, em trabalho e renda. Com certeza, temos a obrigação de, sempre que possível, estar acompanhando e ajudando nossos empresários, na medida do que o poder público pode fazer”, concluiu Sadan.