Prefeito Daniel reassume executivo saudadense

Na quinta-feira (24), o prefeito de Saudades, Daniel Kothe, reassumiu o executivo municipal, depois de um período de 30 dias afastado, em função de férias.

Conforme o titular do cargo, durante os últimos dias, já havia sido conversado com o vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), que esteve à frente do cargo nas últimas quatro semanas. “Não aconteceram grandes novidades, sendo que o trabalho se desenvolveu dentro da normalidade. O Osmar, como sempre, com muita responsabilidade, leva adiante o planejamento e o trabalho já iniciado no nosso município e faz isso muito bem feito, articula com a nossa Câmara, com a equipe de secretários e consegue sempre, quando assume, manter a normalidade dos trabalhos do executivo”, ponderou Kothe.

Para o prefeito, isso é muito importante, pois demonstra a sintonia que há entre prefeito e vice. “Obviamente, aproveitamos esse período para descansar, pois desde 2015, depois da calamidade pública que ocorreu em julho, tivemos pouco tempo de parada. Foram dias difíceis e muito intensos, com muitas articulações e esse ano, dentro do planejamento que fizemos, podemos parar por 30 dias para valorizar nosso vice-prefeito e dar para ele essa oportunidade”, completou Daniel.

Situação econômica do município

O prefeito Daniel, em sua fala, fez uma análise geral da situação econômica dos entes federados – União, estados e municípios.

De acordo com o gestor municipal, existe a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), onde o município não pode gastar mais do que arrecada, o que é seguido à risca, especialmente pelos pequenos municípios. A União, por meio do Governo Federal, não segue isto.

“Inclusive, está sendo noticiado pela mídia nacional que o Governo Federal já tinha uma previsão de R$ 140 bilhões de déficit para este ano e, agora, está pedindo ao Congresso Nacional, para ampliar esse valor, pois o governo não conseguiu consolidar sua receita, ou seja, não vai arrecadar, e o déficit vai ser maior que isso”, pondera Kothe.

Daniel aponta também que a grande maioria dos estados está endividada, sendo que boa parte deles têm grandes dificuldades em honrar a folha de pagamento e não conseguem, por consequência, realizar grandes investimentos. “Os municípios, por sua vez, especialmente os pequenos, precisam ajustar a sua realidade para poder enfrentar a crise, pois se os governos federal e estadual não têm dinheiro, não há repasses. Então, é preciso que a gente faça a nossa parte para não comprometer a gestão nos nossos municípios, o que estamos tentando fazer”, afirma o prefeito.

Neste sentido, Saudades está trabalhando com bastante responsabilidade, além de levar a cabo ajustes radicais, desde 2016. “Reduzimos a folha de pagamento, em várias áreas reduzimos pessoal, além de diminuir custos fixos. Estamos trabalhando com investimentos para que possamos, em 2018 e 2019, reduzir ainda mais os custos fixos e para que tenhamos condições de enfrentar toda esta crise e não precisamos endividar o município”, completa Kothe.

O gestor municipal afirma que as cobranças são cada vez maiores nas diferentes áreas, mas o município está trabalhando conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal. “São ajustes, reduções de gastos e despesas em todas as secretarias para que, com menos dinheiro, menos pessoas, consigamos manter os serviços de atenção básica em todas as áreas. É preciso que tenhamos muita cautela e, especialmente, muita responsabilidade nos gastos públicos neste momento. Não é hora de extravagâncias, não é hora de fazer nada supérfluo, mas o absolutamente necessário e planejado para que não falte, num futuro próximo, dinheiro para honrar nossos compromissos”, finalizou o prefeito Daniel.