Programa Primeiros Passos promove curso às gestantes

Na noite da última terça-feira (05), as secretarias da Saúde, Educação e Assistência Social promoveram mais uma edição do curso para as gestantes do município de Saudades. A ação é oferecida por intermédio do Programa Primeiros Passos.

Estiveram presentes, o prefeito Daniel Kothe e primeira-dama e coordenadora do Programa Liane Vitali Kothe, Secretários José Ricardo Ternus (Saúde), Alison Ivonei Hoss (Educação) e Alexandre Schuh (Assistência Social), Diretora da Educação Eliamar Corradi, além das equipes das secretarias. Cerca de 30 gestantes participaram do curso.

Na oportunidade, foi feita a entrega de um Kit do Programa Primeiros Passos para cada futura mamãe, que consiste numa bolsa, num cobertor e numa toalhinha para o bebê. Ainda, a equipe da Secretaria da Saúde organizou uma palestra tratando sobre a gestação, os primeiros cuidados com o bebê, além de outros assuntos, principalmente para os pais de primeira viagem. Logo após a palestra, foi servido um coquetel.

De acordo com o Secretário da Saúde José Ricardo Ternus, o Primeiros Passos tem dado resultados positivos em seus quatro anos de atividade. “O encontro de gestantes é uma das programações dentro desse projeto, feito em parceria entre as três secretarias. Isso tem dado bons resultados e estamos satisfeitos principalmente pelas pessoas que participaram do encontro. Sempre é importante buscar conhecimento e é interessante fazermos essas atividades, especialmente para quem está na primeira gestação”, disse.

Zé Ricardo agradeceu a todos que participaram, bem como ao grupo de idosos, que cedeu o espaço para a realização do encontro. “Vamos continuar com essas atividades, de tempo em tempo, para contemplar ao maior número de pessoas”, completou o Secretário.

Conforme a primeira-dama e coordenadora do Programa Primeiros Passos Liane Vitali Kothe, ao comemorar os quatro anos do programa, o sentimento é de felicidade, por conseguir continuar oferecendo esse serviço público tão importante a um grande número de pessoas.

“Quando criamos o programa Primeiros Passos, nos focamos principalmente em dois grandes objetivos: o primeiro, em universalizar o atendimento às crianças, pela grande importância da educação na primeira infância; e o segundo foi de garantir que as mães trabalhadoras pudessem ter autonomia. As mulheres, que a cada dia conquistam mais espaço no mercado de trabalho, têm a necessidade de um lugar seguro e de qualidade para deixar seus filhos. E isso, o poder público municipal, por meio das secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde está garantindo”, frisou Liane.

Nesta e na próxima semana, um conjunto de atividades está programada, dentro do Primeiros Passos, como a distribuição de Kits e visita às gestantes do município.

E, no dia 30 de setembro, a partir das 13:30 horas, acontece na Praça Central o evento em comemoração ao Dia da Criança e também aos 4 anos do Programa Primeiros Passos, onde haverá a inauguração do novo parquinho e também serão disponibilizados brinquedos infláveis às crianças.

 

Sobre o Programa Primeiros Passos

O Programa Primeiros Passos foi lançado oficialmente no dia 05 de outubro de 2013, pela Administração Municipal de Saudades, sendo pioneiro em toda a região.

O programa foi pensado, tendo em vista o grande número de crianças matriculadas na rede municipal de ensino, considerando que os anos iniciais são fundamentais na formação humana. Assim, a Administração propôs um Programa articulador das políticas públicas de saúde, educação e assistência social, que contempla crianças até os 10 anos de idade, além de gestantes do município.

Os principais diferenciais do Programa são, entre outros: horário diferenciado de atendimento nas creches e na unidade básica de saúde; 6 refeições diárias às crianças; cerca de 950 crianças atendidas; atendimento multiprofissional, com professores, pediatra, nutricionista, psicóloga e obstetra/ginecologista.

Além disso, a partir desse ano, algumas novidades foram incrementadas ao programa, como:

– Exame de ultrassonografia para as gestantes na Unidade Básica de Saúde do Centro;

– Orientação odontológica às crianças;

– Oficina de contação de histórias;

– Prosseguimento nas obras para conclusão da Escola Nova.