Secretário Zé Ricardo participou de reuniões em Florianópolis

O Secretário da Saúde de Saudades, José Ricardo Ternus, participou na quarta e quinta-feira da semana passada (20 e 21 de setembro), de duas importantes reuniões realizadas na cidade de Florianópolis.

De acordo com o Secretário, o primeiro encontro tratou sobre uma audiência pública, na quarta-feira, com a comissão de saúde da Assembleia Legislativa, coordenada pelo Deputado Estadual Neodi Saretta, tendo a presença do Secretário de Estado da Saúde Vicente Caropreso e representantes do Ministério Público de Santa Catarina.

“Tivemos alguns avanços que, na minha opinião, são significativos. Primeiro, que o estado de Santa Catarina deve para os municípios, um montante de 0,30% que provém de uma colaboração do estado para os municípios realizarem consultas especializadas. Esse valor não tem sido repassado desde 2015”, comentou Zé Ricardo.

Na oportunidade, ficou acertado que este valor será novamente repassado aos municípios. “Não se sabe de que forma e nem quando, mas ao menos, o estado confessou sua dívida e a gente então tem a esperança de um dia receber este valor, que não é tão expressivo, mas, para nós, toda migalha ajuda. Todo o recurso é bem-vindo e vamos fazer um correto uso”, frisou o Secretário.

Num segundo momento, os secretários do oeste e extremo-oeste catarinense cobraram os representantes do poder público estadual quanto aos repasses de recursos ao Hospital Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste. “O governo do estado quer reduzir em 15% o repasse de recursos ao Hospital, que tem nos prestado um bom trabalho. Diminuindo os repasses, que em valores hoje representa cerca de R$ 412 mil, o Hospital se obriga a reduzir os atendimentos. E, fazendo essa redução, não há mais muita necessidade desta instituição, pois a saúde básica já é muito bem-feita por todos os municípios”, completou Zé Ricardo.

Já na quinta-feira, aconteceu o encontro da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-SC), representada pelos Secretários de Saúde dos municípios e o estado. Novamente, o Secretário Caropreso esteve presente, juntamente com sua equipe de trabalho. “Foram amplamente discutidos diversos assuntos, entre eles, novamente, a situação do Hospital Regional e também o co-financiamento do estado que está atrasado”, ressaltou Zé Ricardo.

Nesta reunião, o Secretário Caropreso sinalizou que, nos próximos dias, o recurso do co-financiamento será repassado aos municípios, sendo as parcelas de abril, maio e junho, num prazo de 45 dias. “Esses recursos sempre são importantes para os municípios e têm nos ajudado a fazer algo a mais. Temos, evidentemente, muitas dificuldades, mas sempre conseguimos fazer um pouquinho mais e atender bem as pessoas”, pontuou o Secretário saudadense.

Nas palavras de Zé Ricardo, os objetivos da viagem foram cumpridos. “Temos sempre a vontade de atender bem a população e, com dinheiro, conseguimos sempre fazer um pouco melhor”, finalizou.