Secretaria de Saúde prossegue com transporte de pacientes

A Secretaria de Saúde de Saudades continua realizando o transporte coletivo de pacientes do município para outros centros, com a finalidade de auxiliá-los no deslocamento e a fim de que possam realizar seus tratamentos e exames de saúde.

De acordo com o Secretário José Ricardo Ternus, foram levados pacientes, inclusive nos sábados, à cidade de Maravilha, para realização de exames, cirurgias e outros procedimentos. “Isso traz qualidade de vida e é importante que façamos, pois esse é o papel do poder público, inclusive, trabalhando nos sábados, sendo que os nossos motoristas são sempre parceiros”, destaca.

Na semana passada, o Secretário Zé Ricardo esteve em Chapecó, em conversa com os responsáveis pela Clínica Cura, que faz exames de mamografia. “Temos uma demanda reprimida de mamografias muito grande. A Casa da Amizade, a exemplo do ano passado, tem nos ajudado, disponibilizando um valor para fazermos esses exames de uma forma coletiva, para podermos sair pela parte da manhã com uma van cheia de mulheres e voltar ao meio-dia com os exames realizados”, afirma o gestor.

Conforme Zé Ricardo, com o valor repassado pela Casa da Amizade, será possível realizar cerca de 70 exames de mamografia, sendo que a Secretaria da Saúde, como contrapartida, subsidiará um número igual de exames, totalizando mais de 140 pacientes contempladas. A atividade faz parte da programação do Outubro Rosa.

“Acredito que essa é uma ação grande e que vai beneficiar muita gente. Com esse número de mamografias, não vamos conseguir acabar com a fila de espera, porém, a fila vai andar mais rápido e as pessoas que estão depois desse número, vão chegar mais cedo à sua vez de fazer o exame”, complementa o Secretário Zé Ricardo.

Sem a participação das entidades do município, as últimas pessoas chegariam na vez para realizar seu exame em cerca de dois anos. “Em muitos casos, pode ser tarde. Então, essa é uma prioridade nossa, que é a prevenção, e tomamos essa decisão em fazer uma contrapartida igual ao valor repassado pela Casa da Amizade, além de efetuar o transporte das pacientes, nos colocando à disposição desse programa, que é de fundamental importância”, concluiu Zé Ricardo.