Zé Ricardo comenta sobre ações da Secretaria da Saúde

O Secretário da Saúde de Saudades, José Ricardo Ternus, destacou nesta semana, algumas importantes ações que estão sendo desenvolvidas pela pasta.

Nas palavras do gestor, muitas atividades estão em andamento, graças à organização das finanças no decorrer do ano, em todas as secretarias, o que não está exigindo uma política de contenção de gastos no final do ano por parte da municipalidade.

“Estamos satisfeitos, principalmente, porque conseguimos reabastecer a nossa farmácia básica, que em outros anos sempre tínhamos uma dificuldade maior e vamos conseguir manter todas as atividades normais até o final do ano”, ponderou o Secretário José Ricardo.

Avaliação do PMAQ

Na próxima segunda-feira (23), haverá a avaliação externa do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), onde uma equipe de profissionais, a serviço do Governo Federal, estará nas unidades básicas de saúde do município aferindo a qualidade dos procedimentos e atendimentos.

Serão feitas entrevistas aos profissionais e aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Toda a avaliação feita deve servir para alguma coisa, às vezes para melhorar e às vezes para continuarmos no caminho certo”, resume Zé Ricardo.

O Secretário solicita a todas as pessoas que forem indagadas pelos profissionais da equipe do PMAQ para que respondam de forma clara e correta às questões. “A partir dessa avaliação, vai depender se nossos recursos para a saúde vão aumentar ou diminuir. Por isso, pedimos às pessoas entrevistadas para serem o mais corretas possíveis em suas respostas”, completou Zé Ricardo.

Outubro Rosa

Em atenção ao Outubro Rosa, a Secretaria da Saúde de Saudades está encaminhando diversas mulheres para fazerem seus exames de mamografia, que é uma das ações da pasta neste mês.

“Nós recebemos 75 exames de mamografia pagos pela Casa da Amizade. Não tenho dúvidas que este é um presente grande num final de ano e, por isso, o município vai estar pagando a mesma quantidade de exames, o que totalizará 150 mamografias oferecidas às mulheres saudadenses. Numa fila de espera de 200 pessoas, que temos hoje, vamos conseguir praticamente zerar a demanda”, aduz o Secretário.

Conforme Zé Ricardo, como o foco da Secretaria sempre é a prevenção, a contrapartida oferecida pela municipalidade, junto com os exames oferecidos pela Casa da Amizade, será de extrema importância para evitar possíveis e futuros casos de câncer de mama.

Novembro Azul

A Secretaria da Saúde está também planejando algumas ações alusivas ao Novembro Azul. As atividades ainda serão definidas e divulgadas posteriormente.

“De um modo geral, estamos agradecidos ao trabalho da equipe e pela compreensão da população neste ano, onde organizamos nossas ações de uma forma um pouco diferente e, com certeza, no próximo ano, continuaremos com a nossa missão que é cuidar bem da saúde da nossa gente”, finalizou Zé Ricardo.