Rotary na campanha de erradicação da Pólio no mundo

Na segunda-feira (23), a Câmara de Vereadores cedeu espaço na tribuna, para que o Rotary Club de Saudades fizesse uma apresentação sobre a Campanha de Combate à Pólio (End Polio Now) no mundo, onde o Governador do Distrito 4740, Darci Luis Campo, esteve explanando sobre a ação.

A campanha acontece em comemoração ao Dia Mundial de combate à Pólio.

A doença é infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

A vacina foi usada pelo Rotary e seus parceiros para imunizar mais de 2,5 bilhões de crianças no mundo inteiro. O Rotary International, em 1985, lançou o seu programa de imunização contra a Pólio, o Pólio Plus, quando a doença afetava mais de 1.000 crianças por dia em todo o mundo.

O Brasil está livre da doença há 25 anos. O esquema de vacinação é a única forma de prevenção da paralisia infantil.

Em 25 de setembro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que a Nigéria ficou livre da Pólio e foi oficialmente retirada da lista de países onde a doença é endêmica. A Pólio, agora, persiste somente no Afeganistão e no Paquistão, nações que jamais conseguiram interromper a propagação do vírus.

Conforme definido pela OMS, é necessário o transcurso de três anos sem casos de Pólio, para que o país seja declarado livre da doença.

“Não podemos parar de contribuir. Não podemos deixar crianças sofrerem por uma doença que pode ser prevenida por uma vacina”, destacou a presidente do Rotary Club de Saudades, Valquíria Müller Kloh.