Cuidados com a Dengue devem ser intensificados

Na última semana, o Brasil inteiro esteve mobilizado no extermínio ao mosquito Aedes aegypti, por meio da Semana Nacional de Combate à Dengue.

Em Saudades, a Secretaria de Saúde, por meio do Setor de Vigilância Sanitária, desenvolveu diversas ações neste sentido, as quais serão intensificadas neste Dia dos Finados e também nos próximos meses, com a entrada do verão.

Conforme o Secretário da Saúde, existem preocupações grandes com relação à doença, em especial, pela presença do mosquito no município. “Ele ainda não está contaminado, mas, caso venha a se contaminar, teremos uma epidemia. Estamos fazendo um trabalho grande, talvez as pessoas tenham percebido. Estamos com os Agentes Comunitários de Saúde e com o encarregado do programa fazendo a visita nas casas”, destaca.

Zé Ricardo enaltece ainda o envolvimento dos clubes de serviços, empresas e demais entidades organizadas, nas ações de combate aos criadouros do Aedes aegypti. “As ações de conscientização estão sendo desenvolvidas também no cemitério municipal. Acredito que todas as pessoas estão sabendo disso, e é muito importante a ajuda de cada um. Porém, é sempre imprescindível lembrar que, acabar com o criatório do mosquito, eliminando água parada, é a única forma de não termos a Dengue”, completa o Secretário.

Por fim, o Secretário da Saúde reforça a necessidade do engajamento de todos para combater a proliferação do mosquito. “Nós todos podemos ajudar, para evitar esse problema. Se tivermos a doença, não vamos dar conta de atender as ações normais da Secretaria, pois teremos que cuidar da Dengue, o que paralisará outros serviços. É importante que cada pessoa dedique uns 5 minutos por dia, para eliminar possíveis locais de água parada em suas residências ou locais de trabalho. É fundamental que a população nos ajude nessa peleia no combate do mosquito transmissor da Dengue”, concluiu Zé Ricardo.

Sintomas da Dengue

O médico da Unidade Básica de Saúde, Rodrigo de Castro, realizou alguns esclarecimentos relativos aos sintomas da Dengue, sendo que a população deve ficar atenta a esses sinais.

De acordo com o profissional, a Dengue é uma virose, transmitida pelo Aedes aegypti, que é o vetor de outras duas doenças: a Febre Chikungunya e o Zika Vírus.

“A Dengue causa inflamação dos vasos sanguíneos e, se ela for progredindo, pode chegar a sair líquido desses vasos em função da inflamação, para outros locais do corpo, como abdômen e cérebro, onde a pessoa começa a apresentar os sinais de insuficiência circulatória, entrando num estado de choque, que é a chamada Dengue Hemorrágica”, explica o médico.

Os sintomas clássicos da Dengue são: febre alta, com início súbito; fortes dores de cabeça; dor atrás dos olhos; manchas no corpo, que coçam bastante; cansaço; e dor nas articulações. Se esses sintomas persistirem por mais de um dia, a pessoa deve procurar a Unidade de Saúde.

Outros sintomas, que indicam a fase mais grave da doença, são, além dos sintomas clássicos: dores abdominais; vômitos persistentes; pele pálida e fria; sangramento pelo nariz e gengiva; confusão mental; sede excessiva; e boca seca. “Esses são sintomas de alerta e indicam que a pessoa deve procurar o mais rápido possível atendimento”, completou o médico.

Por se tratar de uma virose, não há um tratamento específico para a Dengue. Por isso, é feito um tratamento sintomático. “O que a gente aconselha é que a pessoa ingira bastante líquido, sempre lembrando que a automedicação não é aconselhada, pois alguns medicamentos, no caso da Dengue, podem complicar ainda mais a doença. Em Saudades, não temos nenhum caso registrado da doença, mas é sempre bom ficar atento a esses sintomas”, finaliza o doutor Rodrigo.