Administração Municipal de Saudades conclui 14ª ponte em concreto

A Administração Municipal de Saudades, por meio da Secretaria de Infraestrutura, concluiu nesta semana, mais uma ponte construída totalmente em concreto. O kit de transposição, de 15 metros de comprimento por 5 metros de largura, foi instalado na Linha Santa Catarina.

Além disso, com a execução dessa obra, a municipalidade conclui a reconstrução de todas as pontes que haviam sido destruídas na enchente de grandes proporções, ocorrida em 2015 em Saudades.

Acompanharam os trabalhos, na quarta-feira (08), o vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), o Secretário de Infraestrutura Flávio Hübner e grande número de moradores da comunidade de Linha Santa Catarina, que serão diretamente beneficiados pela importante obra.

O vice-prefeito Sadan destaca que a ponte foi executada em conjunto com a Defesa Civil do Estado de Santa Catarina. A meta da administração é construir 40 pontes em concreto até o final do mandato, em parceria e com recursos próprios. “É um trabalho que a gente sempre pregou, desde o primeiro dia que assumimos a administração, de estarmos melhorando as condições das nossas estradas, seja em alargamento, britagem, troca de bueiros e também as pontes”, disse.

Além disso, a administração Daniel e Sadan sempre prima pelo cuidado com o dinheiro público. Sadan explica que, se a construção das cabeceiras fosse terceirizada, por exemplo, na construção das duas pontes anteriores (nas Linhas São Carlos e Maipuzinho), a execução custaria mais de R$ 170 mil. Com recursos humanos e financeiros próprios, por meio do trabalho da equipe do DMER, as cabeceiras dessas duas pontes custou somente R$ 35 mil. Da mesma forma, na Linha Santa Catarina, as cabeceiras foram executadas pela municipalidade.

“Isso demonstra a seriedade com que a gente administra o dinheiro público para que se consiga fazer um pouco mais na saúde, na educação, na infraestrutura e nas demais áreas. E nós temos como prioridade, trabalhar o ano inteiro, sem turno único, fazendo todo o possível para que possamos dar aos nossos agricultores e a todos os munícipes melhores condições de vida”, resumiu Sadan.

Por ser construída em vão livre, esta nova ponte terá uma capacidade de vazão muito maior do que a antiga, também pelo fato de ser mais alta. Assim, dificilmente o trânsito ficará interrompido no local devido ao transbordamento do rio sobre a ponte. Além disso, o DMER fez um trabalho de desassoreamento do rio no local. “Isso mostra que o trabalho que a gente faz já vem dando resultados e ficamos muito felizes, pois quem ganha é toda a população e, principalmente, as pessoas da comunidade e da região, que vão poder transitar novamente por este trecho que estava interrompido”, completou o vice-prefeito.

Demais trabalhos do DMER no interior

De acordo com o Secretário de Infraestrutura Flávio Hübner, esta foi uma semana muito movimentada para a Secretaria de Infraestrutura. O setor esteve diretamente envolvido na finalização da ponte na Linha Santa Catarina, onde fez o aterramento das cabeceiras. O trânsito já está parcialmente liberado no local; a previsão é de que, no início da próxima semana, o trânsito esteja totalmente liberado.

Além disso, conforme o titular da pasta, com o tempo ajudando, os trabalhos de melhoria das vias tiveram um excelente rendimento. “Estivemos na região norte, continuando com o trabalho de melhoria das estradas e alargamento, sendo que algumas até foi mudado um pouco a alocação da estrada para melhorar ainda mais a trafegabilidade”, destacou Hübner.

Flávio explica ainda que a grande meta é resolver em definitivo os problemas crônicos que se estendem há vários anos. “Agora, o prefeito Daniel, o vice Sadan e nós da secretaria estamos empenhados para resolver definitivamente isso. Da forma como estamos fazendo, acredito que vamos ter obras de qualidade e que dificilmente darão algum problema”, remata.

A administração está empenhada em proporcionar estradas melhores no interior e, por isso, vai continuar trabalhando a todo vapor até o final do ano. “Em épocas passadas, costumava-se fazer turno único; hoje, não mais. A Secretaria de Infraestrutura está trabalhando com toda força para que consigamos, cada vez mais, oferecer estradas melhores ao povo de Saudades”, finaliza Flávio.

Números

Desde 2013, a administração Daniel e Sadan executou 14 pontes totalmente em concreto, sendo: 1 na Linha Tigres, 1 na Linha Fátima, 1 na Linha Araçazinho; 1 na Linha Jaboticaba; 2 na Linha Bonito/Cruzeiro; 2 no Distrito de Juvêncio/Borevi; 2 na Linha Santa Catarina; 1 no Bairro Palmeiras; 1 no Bairro Vila Nova; 1 na Linha São Carlos; e 1 na Linha Maipuzinho.