Projeto lúdico é desenvolvido por intermédio do PNAIC

Os Centros de Educação Infantil (CEI’s) e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) do município de Saudades estão desenvolvendo, por meio do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), diversas atividades lúdicas envolvendo seus alunos.

Conforme destaca a Diretora da Educação, Eliamar Corradi, o projeto baseia-se na contação de histórias para os alunos da rede infantil. “As professoras desenvolveram essas histórias com atividades práticas para as crianças”, resume.

No Pró-Infância Aquarela, a atividade consistiu na contação da história dos Três Porquinhos, onde foram confeccionadas casinhas em palha, madeira e tijolo, sendo que foi proporcionado o contato das crianças com os materiais utilizados.

No CEI Aquarela 2, a mesma história infantil foi contada, porém, foram utilizados fantoches para encenar o enredo, sendo que as casinhas foram confeccionadas com caixas de papelão, proporcionando ainda aos alunos o contato com os livros infantis.

O CEI Trenzinho Alegre desenvolveu máscaras e contou histórias infantis diversas, onde os alunos puderam utilizar as máscaras desenvolvidas pelos professores. Já no CEI Cantinho Alegre, a atividade consistiu numa visita no interior do município, onde as crianças puderam conhecer os animais, além de desenvolver máscaras e participar das atividades de contação de histórias.

“Todo esse projeto foi desenvolvido por meio de uma instigação feita nas aulas do PNAIC, que acontecem todas as segundas-feiras na Educação Infantil. São atividades lúdicas e práticas, onde as crianças são as principais protagonistas de tudo isso, pois o nosso enfoque é sempre o aprendizado das crianças, as sensações e o conhecimento repassado com histórias, algo que elas adoram”, comenta a Diretora Eliamar.

Já no ensino fundamental, o PNAIC desenvolveu atividades mais voltadas a jogos, na área da matemática e também do português.

“Foi feito um laboratório de matemática na EMEF, onde os professores podem levar seus alunos para que eles aprendam na prática essa disciplina, pois isso facilita às crianças desenvolverem melhor essas situações, posteriormente, em sala de aula e também envolve contextos do dia a dia, em casa. Alguns jogos também foram desenvolvidos para trabalhar o português com as crianças, a forma de escrita, a colocação de palavras, entre outros. Quando a criança aprende de forma lúdica, ela grava muito mais facilmente as informações e participa mais ativamente do processo de aprendizagem”, finaliza Eliamar.