3ª edição do Projeto Sucessão Familiar é realizado pela CFR

Aconteceu na sexta-feira (01), no salão comunitário de Linha Taipas, o 3º encontro do Projeto Sucessão Familiar, desenvolvido pela Casa Familiar Rural de Saudades.

O evento teve a participação do prefeito Daniel Kothe, do presidente da Associação da CFR Pedrolino José Wickert, Secretário da Educação Alison Ivonei Hoss, Secretário de Agricultura João Brancher, Secretário da Agricultura de Cunhataí Pedro Vanderlei Hansen, vereador Osmundo Schuh, Sandra Schuh, coordenadora de curso da CFR, Zenaide Kunrath, representando o governo do estado de Santa Catarina e Rosilene Mohr, diretora da EEB Rodrigues Alves, além de alunos e pais e também representantes das empresas parceiras do projeto – Ceraçá, Cooperitaipu e Sicredi.

Após as alocuções das autoridades presentes, o ex-aluno Rafael Herbert e sua mãe Claudia Herbert, apresentarem um relato de experiência do Projeto Profissional de Vida do Jovem e de Sucessão Familiar na Propriedade. Na sequência, Luiz Alberto Nottar, engenheiro agrônomo e economista, mestre em Desenvolvimento Regional, Doutor em Engenharia da Produção e professor na UDESC Oeste, realizou palestra com o tema: Desafios e Oportunidades da Sucessão na Agricultura Familiar.

De acordo com o Secretário de Educação, Alison Ivonei Hoss, o Projeto Sucessão Familiar tem a finalidade e o objetivo de mediar o debate entre pais e filhos, na questão da permanência destes na propriedade, trabalhando a sucessão familiar. “Com certeza, além de trabalharmos as ações dentro da Casa Familiar Rural, temos o intuito de ir até as propriedades e conversar com as famílias sobre esse tema”, ressaltou.

O encontro, que acontece anualmente, traz palestrantes conceituados, para agregar ainda mais conhecimentos e mais informações a esse debate. “Tivemos um número bastante grade de famílias, de alunos e ex-aluno participando e ficamos felizes com a realização de mais este evento”, completou Alison.

Conforme o prefeito Daniel Kothe, o grande desafio da atualidade é produzir alimentos para a população mundial, sendo que duas questões foram colocadas à reflexão do público: quem vai produzir alimentos e de que forma eles serão produzidos. “Nos últimos anos, avançamos muito em tecnologia no campo, como é o caso dos transgênicos, da produção em escala, melhorias genéticas, entre outros. Mas a grande discussão é quanto à qualidade desse produto que está sendo produzido”, pontou Kothe.

Atualmente, os produtores estão diante de um desafio gigantesco, que é acompanhar as melhorias e tendências internacionais de produção, já que se vive em um mundo globalizado, onde as disputas por mercado sempre são grandes. Ao mesmo tempo, é importante que se busque a produção de alimentos saudáveis, que farão a diferença quando chegarem à mesa do consumidor.

“Entre as cadeias produtivas que temos na agricultura familiar em Saudades, destacamos a suinocultura, a avicultura e a produção de leite. Mas temos também um potencial muito grande na diversificação das propriedades, com o intuito de produzir o próprio alimento aos produtores. Então, todas essas questões são extremamente essenciais, até porque somos um município que tem um grande número de propriedades rurais e com uma tendência grande de crescimento. Por isso, é importante qualificarmos nossos jovens agricultores, para serem competitivos e terem uma renda bem significativa. Este é o grande desafio que a Casa Familiar vem enfrentando e que nós temos apoiado há vários anos”, concluiu Kothe.