Audiência Pública debate andamento do PME

A Secretaria da Educação de Saudades promoveu, na tarde da última quinta-feira (26), nas dependências da EMEF, Audiência Pública para apresentar o andamento do Plano Municipal de Educação (PME).

Estiveram presentes, o prefeito Daniel Kothe, primeira-dama Liane Vitali Kothe, vereador Osmundo Schuh, Secretário da Educação Alison Ivonei Hoss, Secretário de Assistência Social Diego Zafari, Diretora da Educação Eliamar Corradi, além de professores e colaboradores da área da educação.

De acordo com o Secretário Alison, os objetivos da reunião foram discutir e mostrar um pouco do que já foi feito em relação às metas do PME, documento este elaborado em 2015. “Essa audiência deve ser realizada a cada dois anos, a fim de debater o que já foi feito e também as novas possibilidades e propostas que podem ser inseridas no andamento desse plano”, aponta.

Alison pondera que o momento proporcionou uma importante discussão com profissionais da educação e comunidade, sendo uma oportunidade de mostrar o trabalho que vem sendo realizado pela Administração Municipal, principalmente, expondo os dados relativos à educação infantil. “A nossa meta e a meta nacional e estadual é atender até 50% das crianças de até 3 anos até 2025. Felizmente, em 2017, já atendemos mais de 87% das nossas crianças nessa faixa etária. Para nós, é um dado extremamente importante e fruto do trabalho do Programa Primeiros Passos, o qual tem como a principal meta promover o déficit zero de vagas nos Centros de Educação Infantil”, completa o Secretário.

O prefeito Daniel Kothe, em sua fala, afirma que as metas de responsabilidade do município – na educação infantil e no ensino fundamental – foram cumpridas muito além do que estabelecem os planos estadual e nacional de educação. Entretanto, no que tange às metas do ensino médio e técnico, há algumas questões deficitárias. “No geral, podemos dizer que o processo de educação no nosso município está muito adiantado, com um destaque para a educação infantil, a qual oferecemos em período integral e que tem, dentro das metas estabelecidas, todo o processo de aprendizagem das nossas crianças”, aduz.

Kothe ressalta ainda que o PME retrata fielmente a realidade da educação municipal. “Não adianta maquiarmos os dados, pois isso de nada ajuda para planejarmos e termos uma educação melhor. Nesse sentido, acredito que foi muito boa a avaliação e espero que continuemos cumprindo todas as metas estabelecidas para o nosso município de Saudades”, concluiu o prefeito.