EEB Carlos Werlang promove conferência

A Escola de Ensino Básico Carlos Werlang, de Linha Alto Maipu, Saudades, promoveu na última quarta-feira (28), a Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente: cuidando do Brasil, cuidando das águas.

O evento teve como objetivo repassar informações aos alunos e à comunidade, além da apresentação do Projeto de cuidado com os poços e fontes superficiais.

Conforme a diretora da escola, Sandra Carvalho, o projeto teve início em janeiro, por meio de planejamento com os professores e assembleia com os pais, quando o tema da proteção das fontes foi definido. “No dia 28, apresentamos o nosso projeto. Agora, ele vai para uma etapa regional e o projeto escolhido vai para a etapa nacional, em Brasília, que acontece no mês de julho”, comentou.

O professor Ademar Graeff, que coordenou a ação, explica que o projeto foi pensado em conjunto com professores, alunos, pais e comunidade. “Essa fonte era utilizada para algumas atividades aqui na escola, mas ainda não para consumo. Assim, pensamos nessa iniciativa para modificar a nossa realidade. Na região, é muito comum o abandono das fontes, pelo acesso que se tem a águas mais profundas”, frisou.

Inicialmente, foi feito um levantamento da situação da fonte utilizada pela escola e, posteriormente, foram definidas ações de revitalização. “Foi feita toda a limpeza ao redor da fonte e o município, por intermédio da Secretaria de Agricultura, forneceu as mudas de árvores nativas para o plantio. Posteriormente, foi feito o cercamento da área a fim de protegê-la”, completou o professor Ademar.

O projeto deverá ter continuidade, uma vez que deverão ser feitas análises laboratoriais para verificar se a água é potável, própria para consumo humano; além disso, a manutenção do local também será constante, até que a área de proteção esteja completamente recuperada.

O presidente da Associação de Pais e Professores (APP) da EEB Carlos Werlang, Renato Althaus, comenta que um dos objetivos é conscientizar as famílias para que protejam suas nascentes, em suas propriedades. “A água é uma fonte muito importante em todos os setores e, por meio deste projeto, queremos educar todas as crianças para que protejam as fontes e poços. Ou seja, é um projeto mais abrangente, que começa na escola e queremos futuramente repassá-lo às famílias”, conclui.