Samae dá início à construção de uma nova adutora

O Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) deu início, nesta quinta-feira (12), à construção de uma nova adutora. A mesma parte do poço artesiano situado no pátio da empresa Dass e vai até os reservatórios que serão instalados na Linha Saudades.

Conforme o Diretor da autarquia, Gerson Alberto Fröhlich, esta é uma obra grande e que terá um investimento significativo, que deve atingir cerca de R$ 100 mil. “Essa obra está sendo feita pois a rede atual, que leva água desse poço até a caixa é antiga, tem tubulações de apenas 60 mm. Assim, o poço da Dass está sendo subutilizado. A bomba que está lá hoje consegue jogar apenas 12 a 13 mil litros por hora, enquanto que a capacidade do poço é de 50 mil litros por hora”, aponta.

Além disso, a adutora que está em uso passa pelo centro da cidade e constantemente apresenta problemas. A nova rede, além de ter sua tubulação ampliada, será feita em PEAD (Polietileno de Alta Densidade), com espessura de 100 mm. “Levando a água para o outro lado, a bomba terá capacidade de jogar 27 mil litros por hora. De início, serão instaladas 5 caixas de 20 mil litros cada, totalizando um reservatório de 100 mil litros d’água”, completa Gerson.

Segundo o gestor da autarquia, isso possibilitará uma utilização melhor do poço; futuramente, o Samae deverá realizar também a troca da bomba, colocando uma de maior capacidade. “Isso atenderá, praticamente, toda a cidade, apenas com esse poço. Claro, vamos manter igual a estação de tratamento funcionando, mas será, sem dúvidas, uma garantia maior, além de a tubulação não estar mais no centro da cidade, correndo o risco de provocar algum transtorno”, esclarece Gerson.

Os investimentos serão feitos exclusivamente com recursos do Samae e da Administração Municipal. “Isso mostra às pessoas, aos consumidores, que o dinheiro está sendo bem aplicado. Quem quiser, pode estar acompanhando as obras, pois é um trabalho que vai trazer mais qualidade ao abastecimento de água para os nossos munícipes”, conclui o Diretor Gerson.