Administração conclui terceira etapa de revitalização da Avenida Brasil

A Administração Municipal de Saudades, por meio da Secretaria de Infraestrutura e do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Infraestrutura Rodoviária (CIDIR), finalizou, na última sexta-feira (20) a terceira etapa de revitalização da Avenida Brasil.

O trecho recuperado vai do Mercado Esquina até a Rua Marcílio Dias. A obra foi executada com recursos próprios do município, e faz parte do Programa Cidade da Gente.

De acordo com o prefeito Daniel Kothe, ainda há alguns trabalhos que serão executados ao longo da via. “Está prevista, para acontecer na sequência, a pintura da via. Faremos também a reforma da Ponte Colombo Salles e também a implantação das faixas elevadas, uma vez que vamos eliminar os quebra-molas existentes”, esclarece.

Kothe ressalta ainda que a administração fomentará, junto aos proprietários de terrenos e edifícios situados no decorrer da Avenida Brasil, a padronização das calçadas, para que as mesmas estejam de acordo com as normas de acessibilidade. “A prefeitura está fazendo a sua parte, que é o recapeamento, a pintura, as faixas elevadas e sinalização, inclusive, sem cobrar nada por esse serviço de melhoria. No entanto, a nossa população também precisa fazer a sua parte, que é cuidar das calçadas e essa será a contrapartida que solicitaremos dos proprietários, a fim de que todas as pessoas possam se deslocar pela nossa Avenida e para que tenhamos esse espaço comercial bonito e bem organizado”, lembra.

O Secretário de Infraestrutura Flávio Hübner, por sua vez, acredita que este é um trabalho importante, uma vez que o asfalto existente estava deteriorado. “Já faziam muitos anos que o asfalto havia sido feito e também pelo fato das fortes chuvas, que contribuíram para danificar a via, sentimos a necessidade de fazer essa melhoria”, afirma.

Continuidade das ações do Programa Cidade da Gente

A obra de revitalização da Avenida Brasil faz parte de um projeto mais amplo, que está inserido dentro do Programa Cidade da Gente, e que compreende uma série de ações para fomentar o desenvolvimento urbano de Saudades.

Neste sentido, nesta segunda-feira (23) teve início as obras para drenagem pluvial da Avenida Independência. A previsão é de que o asfaltamento seja iniciado e concluído ainda nesta semana. Esta via será asfaltada em sua totalidade.

Para os próximos dias, também está programado o asfaltamento de mais um trecho da Rua Quintino Bocaiúva. Essas duas obras têm recursos destinados pelo Deputado Federal Pedro Uczai, além de contrapartida do poder público municipal. Além disso, mais projetos de acessibilidade serão executados nos próximos meses, em todo o perímetro urbano.

De acordo com o prefeito Daniel Kothe, neste ano, o IPTU sofreu uma reformulação e, dentro disso, a Administração realizou seu planejamento estratégico visando aplicar os recursos do imposto na revitalização da cidade. “Obviamente, as pessoas que mantêm seu IPTU em dia sabem que estão contribuindo para todas essas melhorias na infraestrutura urbana”, finaliza o prefeito Daniel.