Município emite decreto de emergência

Saudades emitiu, na segunda-feira (28), o Decreto n. 26, que declara situação anormal caracterizada como situação de emergência no município devido à paralisação do sistema de transporte rodoviário em abrangência nacional pelas manifestações das categorias envolvidas.

De acordo com o prefeito Daniel Kothe, há desabastecimento total de combustíveis, além de falta de ração para animais, interrupção da recolha da produção agropecuária, o que vem gerando dificuldades em todos os setores, seja da administração pública, seja da esfera privada.

“Tudo está comprometido, com dificuldades, e estamos atuando apenas em ações emergenciais. Isso justifica o nosso decreto de emergência”, sintetiza o prefeito Daniel Kothe. As perdas ainda não estão estimadas, uma vez que não se sabe ao certo até quando vai o desabastecimento.

O decreto será enviado ao estado e à Defesa Civil Nacional. O prefeito conclama a caminhoneiros e lideranças políticas para que cheguem num acordo, a fim de que se encontrem soluções e os impactos sejam diminuídos. “Embora tenhamos total clareza das dificuldades que todos nós enfrentamos, sabemos também que, se não houver negociação e avanços, as dificuldades ficarão ainda maiores. Assim, conclamamos a todos para que se empenhem, a fim de encontrar uma solução o mais rápido possível”, completa Kothe.

Ponto facultativo não será adotado

Em reunião realizada na quarta-feira (30) pela manhã, entre a equipe de governo e vereadores da base, foi definido que será mantido o expediente em todas as repartições públicas na sexta-feira (01); ou seja, Saudades não terá ponto facultativo.

“Vamos trabalhar com muitas limitações, mas não vamos deixar de atender a nossa população. As creches ficarão abertas, as escolas estarão funcionando, o transporte escolar será feito onde ainda é possível. O que está praticamente parada é a nossa Secretaria de Infraestrutura, pois as máquinas não rodam sem combustível; mas vamos manter os serviços urbanos, vamos tentar manter a coleta de lixo, nos empenhando ao máximo para que causemos menos transtornos possíveis à nossa comunidade”, exemplifica o prefeito Daniel.

O chefe do executivo justifica ainda que Saudades não irá parar no feriadão a fim de evitar um choque ainda maior na economia a nível municipal. “A situação já está difícil e se o poder público também fecha as portas e não atende, as coisas ficam ainda piores. Neste sentido, estamos chamando todos os nossos colaboradores para trabalharem na sexta. É o mínimo que podemos fazer enquanto prefeitura municipal. Muitas vezes, nos sentimos impotentes para resolver os problemas do país, tendo em vista todas as dificuldades que enfrentam nossos caminhoneiros, nossos agricultores, o pessoal da indústria, os trabalhadores e empresários, diante desse caos que está instalado, mas o pouco que podemos fazer vamos nos empenhar ao máximo para, dentro das limitações que nos são impostas, alheias à nossa vontade, atender a nossa população”, conclui Kothe.